Cantora Joésia Ramos lança ‘Duas Bolas de Fogo nos Braços da Ventania’ | F5 News - Sergipe Atualizado

Música Sergipana
Cantora Joésia Ramos lança ‘Duas Bolas de Fogo nos Braços da Ventania’
Álbum reúne 12 canções autorais que celebram 40 anos de carreira da artista
Entretenimento 21/05/2021 14h00 |


Um trabalho especial que fala de amor, respeito e esperança. Assim é “Duas Bolas de Fogo nos Braços da Ventania”, novo álbum da cantora sergipana Joésia Ramos, que será lançado neste sábado (22), em todas as plataformas digitais. O projeto marca o início das comemorações pelos 40 anos de carreira da artista.

Neste novo trabalho, patrocinado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc – junho/2020 repassados pela Funcap (edital 06/2020) - Governo de Sergipe, Joésia Ramos interpreta 12 músicas autorais em parceria com algumas poetisas e com o escritor sergipano Francisco J. C. Dantas. Em comum, as canções têm a sensibilidade de transformar em arte um pouco da realidade de cada um e retratar as emoções ainda mais afloradas em tempos de pandemia. 

“Esse álbum tem músicas que falam sobre esperança, perdas, amores que se acabam, diferentes opções de vida e sobre como a vida é diversa sob a ótica dessas poetisas e desse escritor”, afirmou Joésia Ramos. 

Sobre o álbum

As 12 canções que integram ‘Duas Bolas de Fogo nos Braços da Ventania’ são frutos das parcerias de anos entre Joésia, artistas e poetisas como Jardênia Leão, Luhli, Maria Cristina Gama, Carô Murgel, Maria Lúcia Dal Farra e com o escritor Francisco José Costa Dantas. Uma das músicas compostas com o escritor fala da vitória do amor sobre a morte e é uma canção de esperança. De tão representativa, ela integra o título deste novo trabalho que abre as comemorações em homenagem às quatro décadas de carreira de Joésia Ramos.

Na canção ‘Cenário’, Joésia Ramos e Maria Cristina Gama passam uma mensagem de respeito às diferenças. Já em ‘Barco Encantado’, Joésia Ramos e Jardênia Leão falam sobre a relação do amor entre o ser humano e a natureza, sob a ótica de arquétipos femininos africanos.

Sobre a artista

Aracajuana raiz, Joésia Ramos é compositora, cantora, produtora fonográfica, musicista e atriz. Apaixonada por música desde sempre, ela estreou no 1º Festival Sergipano da Música Popular Brasileira, em 1981, e desde então vem produzindo canções nos mais variados ritmos e estudando as suas raízes, na busca de uma linguagem que expresse a sua cultura e o seu tempo. 

Com dedicação especial a musicar poesias, ela compõe em parcerias com poetisas e poetas, e também cria trilhas para teatro de rua. Muitas das canções de Joésia foram gravadas por artistas sergipanos, como Rubens Lisboa, Chico Queiroga, Antônio Rogério e Amorosa, e por Lucina, Penha Pinheiro, Grupo Saísse e os Bois e Isabel Padovani, em âmbito nacional.

Seu trabalho com teatro de rua acontece desde 1987, quando começou a compor trilhas e musicalizar peças para o grupo sergipano de teatro Imbuaça. Na peça “Os Desvalidos”, por exemplo, a musicalização ocorreu em parceria com Maria Lúcia Dal Farra (SP) e Francisco J. C. Dantas. Essas ligações com as artes cênicas levaram Joésia a criar, em 2012, o grupo Teatro de Cordel da Rabeca, que percorreu diversas cidades do interior sergipano e alagoano.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Entretenimento
Instituto Banese
22/09/2025  13h35 Museu da Gente Sergipana realiza programação alusiva à 19ª Primavera dos Museus
Ascom SPM
22/09/2025  11h30 Governo de Sergipe lança projeto “Sanfoneiras de Sergipe” com aulas prática
reprodução/redes sociais
21/09/2025  21h22 Quem era JP Mantovani, apresentador que morreu aos 46 anos
Freepick
21/09/2025  16h00 Beber leite todo dia realmente fortalece os ossos? Nutris explicam
Freepick
21/09/2025  15h00 Ovos à pizzaiolo: aprenda receita italiana rápida e cheia de sabor

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado