Corredor Cultural abre exposição com obras de José Fernandes e Leonardo Alencar
Entretenimento 08/02/2017 11h39 |Símbolos do carnaval, em meio a pinturas de dois artistas visuais sergipanos, dão vida à nova exposição do Corredor Cultural Irmão, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A mostra “Ó Abre Alas Para o Corredor Cultural Saudar o Carnaval!”, composta por obras de José Fernandes e Leonardo Alencar, foi lançada nesta terça-feira, 07, prestando uma homenagem aos dois.
Na abertura da exposição, o secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, falou sobre os homenageados e o carnaval sergipano. “Todos os que foram citados aqui deixaram importantes contribuições para a história e a realização do carnaval em Sergipe. Esta é uma homenagem de toda a gestão da cultura sergipana para estas pessoas”, enfatizou.
Representando o pai Leonardo Alencar, que faleceu em outubro de 2016, Eurídes Alencar, agradeceu a homenagem. “Neste momento tenho dois sentimentos em mim: de gratidão e orgulho. Orgulho de ser filha dele e estar aqui presente, assistindo essa valorização ao trabalho dele, e gratidão às pessoas que estão exaltando a sua obra. Em nome da família Alencar, agradeço muito”.
Mestre expressionista, Leonardo Alencar produziu diversas obras, transitando por técnicas como pintura, xilogravura, desenho, ilustração e cenografia. Já José Fernandes teve como inspiração temas regionais e criou obras através de corpos e rostos femininos, feiras e mercados e animais, sobretudo, pombas, uma de suas marcas.
“Meu pai foi Rei Momo por vários anos aqui em Aracaju e aprendi a gostar de carnaval com ele. Para mim é uma honra muito grande poder dividir esta exposição com Leonardo Alencar, que foi meu parceiro por muitos anos. Só é uma pena que ele não esteja mais aqui conosco. Acho o Corredor Cultural excelente, pois é um momento em que há mais uma oportunidade para os artistas exporem e para o povo ter acesso a arte”, ressaltou José Fernandes.
Nesta edição foram destinadas Menção Honrosa ao Governador do Estado, Jackson Barreto, Lânia Duarte, Adilson Silva, Hilton Lopes, José Antônio Valadão Costa, Robson Viana, Almir Garcez, Gladston Santos, Maria Izabel Nunes dos Santos e Heráclito Rollemberg. O evento terminou ao som da banda de Frevo de Laranjeiras, com o Mestre Álvaro. A mostra segue aberta ao longo de todo o mês de fevereiro, no Corredor Cultural, situado na rua Vila Cristina, 1051, bairro 13 de Julho.
Fonte: Agência Sergipe


Projetos cadastrados até a data serão avaliados para curadoria do festival, que acontece de 20 a 23 de novembro

Banda se apresenta dia 27 de setembro na Orla com sucessos e novidades do repertório que celebra 25 anos de carreira

O ator e cineasta Robert Redford, ícone do cinema americano e vencedor do Oscar, morreu aos 89 anos

O documentário sergipano tem como proposta a celebração das memórias e preservação da história e cultura do povoado São Braz, em Nossa Senhora do Socorro

De 18 a 21 de setembro, estacionamento do RioMar recebe evento com mais de 20 expositores e programação musical diária