Corrida do Jegue de Pedrinhas acontece no dia 29 de setembro
Entretenimento 21/08/2012 17h39 |Por Míriam Donald
Na sua oitava edição, a corrida do Jegue do Povoado Pedrinhas, município de Areia Branca, terá como principal objetivo é consolidar o evento criado em 1985, realizado no ano seguinte e, posteriormente, só retomado em 2007, prosseguindo até os dias atuais. .
Segundo o organizador geral da corrida, Luis Daniel Santos, a ideia deste ano é resgatar o reconhecimento do jumento, pois em sua comunidade o animal é considerado um patrimônio histórico. “Durante décadas, os moradores de Pedrinhas tiveram grande ajuda do animal. Desde o transporte de lenha, mandioca e água, que era coletada nos rios e levada às residências, o jumento ajudou muito a população pedrinhense”, conta.
Ainda de acordo com Luis Daniel, nessa história houve um jumento, de propriedade de Pedro Pascoal Neres, vencedor das primeiras corridas, então denominadas ‘Chama o Jumento’. Luis relata que fez um trabalho de pesquisa sobre as primeiras edições, já que naquela época ainda era uma criança.
Questionado sobre a famosa Festa do Jegue do município de Itabi e a comparação entre ambas, Luis Daniel diz que a Corrida do Jegue é um evento que não depende do governo. “Temos apenas o apoio apoio popular que ajuda a cultivar as origens”, diz.
Além da corrida, a festa inclui shows com atrações de bandas dos variados locais do estado, entre elas, 'Rock Star', 'AmandaH Ávila' , 'Clésia Sandys' , banda Tony Reis e forró 'Balança Eu'.


Exposições, intervenções e instalações de arte e design acontecem até o dia 15

Obras de Maria Góes resgatam lembranças do sertão sergipano em delicados bordados

Evento ocorre em 25 de outubro no Sítio Terêncio

Artista sergipano destaca identidade afro e fortalece diálogos culturais no festival

Estreias trazem ação, drama, comédia e animação para todos os gostos nos cinemas e no streaming