Edise lança mais duas produções literárias | F5 News - Sergipe Atualizado

Edise lança mais duas produções literárias
Evento será em Aracaju no dia 23, às 18h, no Museu da Gente Sergipana
Entretenimento 14/08/2017 16h50 |


A Editora do Diário Oficial de Sergipe (Edise) lança no dia 23 de agosto, às 18h, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, em Aracaju, mais duas produções literárias. Com temáticas semelhantes, as obras “Casa de Meninas: práticas educativas no Orfanato de São Cristóvão e na Escola da Imaculada Conceição” e “Internar para educar: colégios-internatos no Brasil (1840-1950)”, tem autoria da doutoranda em Educação Josineide Siqueira de Santana e do Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição, respectivamente.

Enquanto “Casa de Meninas” registra e analisa como eram as técnicas utilizadas para educação feminina no âmbito da orfandade, a obra “Internar para Educar” realiza um estudo aprofundado sobre as origens do sistema de internato, dando destaque àqueles colégios presentes em Sergipe e situando o surgimento das empresas familiares precursoras no que diz respeito ao serviço de internação.

Com uma linguagem poética, densidade teórica e riqueza de fontes que possibilitam um mergulho aprofundado na história de meninas que tiveram uma cultura escolar extremamente religiosa, e foram educadas “entre bordados, cadernos e orações”, “Casa de Meninas” tem como base a dissertação de Mestrado, de Josineide Siqueira, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), em abril de 2011. Segundo ela, entre ex-alunas, ex-diretoras e ex-professoras, foram ao todo mais de dez entrevistadas, sendo que, “muitas tiveram dificuldade para relatar suas histórias, não por sentirem vergonha por terem passado pelo local, mas pelas lembranças da forma que chegaram àquele ambiente”, explica a autora.

A linguagem utilizada em “Internar para Educar” não é muito diferente. Para compor o estudo, Joaquim Tavares recorreu a uma série de fontes, como: teses de doutoramento, literatura de ficção, dicionários, atas, pareceres, legislações nacionais e locais, relatórios públicos e privados, relatos de viagem, periódicos, anuários, almanaques. Para ele, a escolha pela Editora do Estado se deu pela excelência dos serviços prestados e pelo renome no meio acadêmico. “A Editora tem características que a torna valorizada no meio acadêmico, como a presença do Conselho Editorial e parcerias importantes, como a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). Estou muito satisfeito pelo resultado”, declarou.

Edise

O presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Ricardo Roriz, destaca que as obras são uma grande contribuição histórica para o estado de Sergipe e para o país. “Estes livros traçam um importante panorama sobre os internatos e as práticas educativas nos orfanatos do nosso estado, e é certo que cada um que puder ter contato com estas leituras sairão bem mais enriquecidos”, acredita.

Fonte: Agência Sergipe Notícias

Mais Notícias de Entretenimento
Luanna Pinheiro/CMA
17/09/2025  17h05 Samba de Coco do Mosqueiro é reconhecido como patrimônio cultural de Aracaju
Câmara aprova também denominação de rua no bairro Aruana
Reprodução/SBT
17/09/2025  16h55 Em carta inédita, Silvio Santos fez seu “último pedido”; leia
O comunicador pede que o apresentador Ratinho ajude um amigo; veja
Kaio Espínola/Setur
17/09/2025  15h21 Veja a programação do Descubra Aracaju deste final de semana
Oliver Duo, Samba 79 e Sol Maio estão entre as atrações dessa edição
Ascom
16/09/2025  15h42 Inscrições para novos projetos do Fasc vão até 23 de setembro
Projetos cadastrados até a data serão avaliados para curadoria do festival, que acontece de 20 a 23 de novembro
Divulgação
16/09/2025  14h18 Sorriso Maroto traz turnê 2025 para o Samba Brasil Aracaju
Banda se apresenta dia 27 de setembro na Orla com sucessos e novidades do repertório que celebra 25 anos de carreira

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado