Inspirado em coreanos, grupo sergipano de Bpop lança dois singles
O 'Miau' traz à tona influência do gênero que começou na Coreia do Sul na década de 90 Entretenimento | Por Vitória Valverde* 02/07/2018 06h55 - Atualizado em 02/07/2018 09h06 |Com coreografias complexas, clipes cinematográficos e artistas talentosos e dedicados, o Kpop, abreviação de “Korean pop”, estilo musical originário da Coreia do Sul, vem dominando cada vez mais o mundo da música e invadindo a cultura ocidental.
No Brasil, pode-se observar a influência deste fenômeno com a aparição de grupos de Bpop, variante brasileira do Kpop. Um desses grupos emergentes é o “Miau”, composto de três garotas sergipanas apaixonadas pelo canto e pela dança: Emma, 22; Isa, 19, e Madu, também de 19. O grupo fez sua estreia no dia 9 passado com os singles “No no no” e “Só um passo”.
Duas das integrantes do Miau eram de outro grupo de Bpop, o Sis, que tem mais de 300 mil visualizações no clipe do seu single “Heartbeat”. O novo grupo acompanha o crescimento das meninas com uma estética mais madura.
“Essa vibe mais madura acompanha como nós somos hoje. Na época do Sis, éramos menos experientes e o novo grupo mostra o quanto a gente aprendeu e mudou nesse tempo”, relata Emma.
Rotina de produção
Com uma rotina frenética, as meninas conciliam estudo e ensaios. Seus encontros acontecem aos sábados já que, pela semana, seus horários não coincidem. Segundo a produtora do grupo,BGZ, logo que as meninas começaram, há cerca de três anos, houve um processo de preparação no qual elas realizavam atividades relacionadas a canto, dança, desempenho e expressão.
Hoje, elas participam de todo o processo criativo, desde a composição das músicas e coreografias à montagem do repertório.
A gravação e produção dos singles mais recentes duraram cerca de sete messes. Toda a equipe – composta de produtor, coreógrafo, fotógrafo, equipe técnica e design – se reuniu para decidir as locações, figurinos, cabelo, maquiagem e comunicação visual.
Influências musicais
Dentre as influências do Kpop, o Miau se inspira em grupos como Exid, Black Pink, Red Velvet e F(x). Já na música brasileira, suas musas são Anitta, Manu Gavassi e as mulheres do Rouge. Em suas playlists do momento, Emma toca Anitta; Isa, os Beatles e Madu, Bts.
“O Kpop é algo que resgata um pop mais elaborado e visual, muito cultuado nos anos 90 e início dos anos 2000. É uma fórmula amada no mundo inteiro, então tudo que se aproxima desse estilo com certeza ganha popularidade”, afirma a produtora BGZ sobre o sucesso da influência pop coreana.
Propósito
Ao se apresentar em vários eventos na capital sergipana, o grupo Miau vem conquistando um número notável de admiradores, chamados carinhosamente de souls (“almas” em inglês). Eles demonstram apoio nas redes sociais, deixando comentários nos seus perfis e acessando o trabalho no Youtube e Spotify.
Ao serem questionadas sobre o que querem passar para seus fãs, as integrantes do grupo responderam com uma mesma palavra: alegria. Elas desejam que quem assista aos seus vídeos esqueça, ainda que por um momento, os problemas do dia a dia e encontre conforto, mas, acima de tudo, elas querem inspirar as pessoas a seguirem seus sonhos.
“Nós queremos mostrar para os nossos fãs que não importa se você é de uma cidade pequena, do Nordeste ou de onde quer que seja, se você tem um sonho, deve correr atrás dele, pois é capaz de alcançá-lo”, sintetiza Madu.
Para o futuro, o grupo Miau tem planos de continuar a se aprimorar, aumentar seu repertório e alimentar o sonho de viver do que elas mais amam, a música.
*Estagiária sob a supervisão do jornalista Will Rodriguez


Evento acontece neste sábado, 20 de setembro, na área externa do Shopping Jardins em Aracaju (SE)

Mansão de Virginia Fonseca e Zé Felipe em condomínio de luxo de Goiânia já passa por avaliação especializada

Festival celebra o rock no Campus Lagarto e premia as melhores performances

Evento do Pmoc e Ibram reúne estudantes e educadores para debater sustentabilidade

Novidades da semana: aventuras, suspense, animação e dramas em filmes e séries.