Ocupe a Praça homenageia ilustrador sergipano Cândido de Faria
O evento acontece nesta quarta-feira (30), no Centro Cultural de Aracaju Entretenimento | Por Funcaju 29/05/2018 17h30 - Atualizado em 29/05/2018 21h28 |O ‘Ocupe a Praça’ desta semana é especialmente dedicado ao ilustrador sergipano Cândido de Faria, nascido em Laranjeiras, em 1849. Ele formou-se na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro e, em 1882, chegou à França, onde fez os cartazes dos primeiros filmes da Pathé e tornou-se o principal ilustrador da empresa. O evento acontece nesta quarta-feira (30), no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, a partir das 17h. O projeto, que completou um ano neste mês de maio, faz parte do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), unidade administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).
“Essa edição é um momento muito especial, pois vamos apresentar a Sergipe o ícone da representação artística sergipana que é ovacionado até hoje na França. O nome de Cândido de Faria pode ser desconhecido para a maioria dos sergipanos, mas ele é reconhecido mundialmente como um dos chargistas, cartazistas e artistas plástico mais completo que o mundo já teve. Ele faz parte da história da Caricatura Brasileira e dos primórdios da Sétima Arte, sendo ícone de referência”, detalhou a coordenadora do NPD, Graziele Ferreira.
Segundo Graziele, a missão desta edição do ‘Ocupe a Praça’ é homenagear o laranjeirense que movimentou e movimenta a indústria do cinema assinando um dos primeiros cartazes de filme da história. “Tudo a ver com o nosso projeto que fala sobre audiovisual aliado a valorização da cultura e arte”, ressaltou.
A programação do ‘Ocupe a Praça’ inicia com a diretora da Fundação Pathé, Stéphanie Salmon, e a pesquisadora de Cândido de Faria e professora da UFS, Germana Araújo, no ‘Liquidifica Diálogos’, espaço idealizado para ser centro de debate sobre a temática. “Será uma oportunidade interessante para o público e estudiosos da área discutirem com duas pessoas que deixam viva em nossas memórias nomes como o Cândido de Faria. Além de ser um espaço de contribuir com questionamentos e sugestões sobre o audiovisual e a importância de artistas como ele para a nossa cultura”, afirmou Graziele.
Em seguida, será exibido o Les Victimes de l'alcoolisme, curta-metragem do primeiro cartaz produzido por Cândido de Faria na Pathé. Para fechar a noite, a partir das 20h, terá apresentação do novo show do grupo sergipano Nanã Trio, apresentando um repertório junino com participação da Rural do Forró.


Evento acontece neste sábado, 20 de setembro, na área externa do Shopping Jardins em Aracaju (SE)

Mansão de Virginia Fonseca e Zé Felipe em condomínio de luxo de Goiânia já passa por avaliação especializada

Festival celebra o rock no Campus Lagarto e premia as melhores performances

Evento do Pmoc e Ibram reúne estudantes e educadores para debater sustentabilidade

Novidades da semana: aventuras, suspense, animação e dramas em filmes e séries.