7 de Setembro: políticos sergipanos pedem fortalecimento da democracia e das instituições
Líderes utilizaram as redes sociais para se pronunciar sobre a data Política | Por Laís de Melo 07/09/2021 12h17 - Atualizado em 07/09/2021 17h38 |A hashtag #7deSetembro está movimentando as redes sociais nesta terça-feira de feriado nacional da Independência do Brasil. A data comemora 199 anos desde o grito da independência dado por D. Pedro I, às margens do rio Ipiranga. Parlamentares e autoridades políticas de Sergipe se pronunciaram sobre o tema nas redes sociais pedindo o fortalecimento da democracia e igualdade.
No Twitter, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, publicou sobre o 7 de setembro reafirmando a importância de celebrar a data. “Mais do que nunca, celebrar o 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, é reafirmar as nossas posições em tudo o que esta data realmente representa: a democracia, o amor à pátria, o respeito às instituições e à Constituição. É o momento de unirmos a nossa voz e pedir por paz social e conciliação nacional. As nossas diferenças políticas não podem nos desvirtuar do progresso, do crescimento econômico, da redução das desigualdades, do respeito e da busca por um país mais justo, mais humano e solidário”, comentou o gestor.
O governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, se manifestou com uma publicação no Instagram com um trecho do Hino Nacional. Na legenda, o governador disse que “neste dia 7 de setembro, celebramos a independência do país, a Harmonia entre as instituições e a Paz, que é uma característica marcante do povo brasileiro”.
O deputado federal Laércio Oliveira (PP) também se pronunciou pelo Instagram. Em um vídeo, o parlamentar citou tudo o que para ele representa o país.
“O Brasil é terra, é água. São as matas. O Brasil é mais do que verde e amarelo. O Brasil são todas as cores.O Brasil é alegria, é trabalho, talento, família. O Brasil são todos os brasileiros”, disse.
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) fez uma publicação no Twitter, onde reforça a importância da democracia e o direito à livre expressão e manifestação. “Portanto, cada brasileiro, ao seu modo, sem baderna, sem violência, pode expressar o seu sentimento. Havendo respeito, não me cabe gostar ou não. Me cabe respeitar. Viva o Brasil. Que a tão cara, sofrida e festejada independência nos sirva para lembrarmos dos que passam fome, dos 20 milhões de desempregados, dos que perderam sua vida nesta pandemia. Que possamos encontrar a união necessária para mudarmos esse jogo e devolvermos a esperança aos brasileiros”, publicou.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania), utilizou a rede social Twitter para reforçar a importância do dia 07 de setembro. “É preciso reafirmar: o Brasil é nosso. Somos um só povo”, disse o parlamentar.
O senador Rogério Carvalho (PT) também se pronunciou sobre a data em uma publicação de vídeo, onde ele expressa sentimentos por fazer parte da nação brasileira. Segundo ele, o Brasil é um país de “gente tão boa e trabalhadora”. Além disso, o senador também reforça a alegria de ser sergipano. “Terra que me enche de orgulho e que representa tão bem o valor do nosso Brasil”, disse.
Por outro lado, o político também citou sobre “tristeza em ver um país como esse extraordinário patrimônio, com tanta riqueza, ter a pobreza e a miséria de volta, maltratando as pessoas”.





