Ana Lúcia aponta abandono da educação pública
“Infelizmente chegamos a um quadro que não é dos melhores”, diz Política 04/03/2015 10h28 |Por Joedson Telles
A deputada estadual Ana Lúcia (PT) fez uma avaliação nada animadora da educação pública em Sergipe, na manhã desta quarta-feira, dia 4, ao ser entrevistada pelo radialista Gilmar Carvalho, na Ilha FM. A parlamentar, que sempre teve a educação de qualidade e o reconhecimento da importância dos professores como principais bandeiras do seu mandato, enxerga um abandono da parte pedagógica e administrativa na educação pública.
“Infelizmente chegamos a um quadro que não é dos melhores. O sindicato (Sintese) entregou ao secretário (de Educação) imensa quantidade de matérias nos jornais a partir de denúncias, reclamações e indicações do sindicato dos trabalhadores”, observou a deputada. “E o dinheiro vai direto para as escolas. O professor na maioria das vezes não sabe. O estudante, os pais são obrigados a participar do conselho escolar, e muitas vezes não sabe o valor, e que serve. Tem recurso para a estrutura, para o esporte, e muitas vezes não sabem. Fica um grupo pequeno controlando sem a participação daqueles que constroem e ensinam no chão da escola e o resultado é esse”, disse.
Ana Lúcia lembrou que, no ano passado, em novembro, as escolar receberam a metade da verba, e, agora em fevereiro, o MEC liberou a outra parte. “É importante porque você ver o programa que tem. Tem aquele da bolsa atleta. Têm vários programas. O recurso chega para auxiliar. É recurso suplementar, não constitucional. Então o repasse é feito direto na conta da Secretaria da Educação para fortalecer toda educação, infantil, fundamental e médio. Há um ‘descomando’ geral na educação, mas o secretário está tentando revolver essa questão”, acredita.


A mudança ocorre devido ao início da reforma estrutural do Centro Administrativo

Emília Corrêa defende garantias individuais

Recursos fortalecem saúde, esporte, infraestrutura em dezenas de municípios

Ele afirmou que nunca pensou em sair do país ou se asilar em embaixada

Padilha inaugura serviços no HAIL, entrega ambulâncias e visita obras do Hospital do Câncer