Aracaju: Emília sanciona reforma da Previdência e reajuste salarial | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju: Emília sanciona reforma da Previdência e reajuste salarial
Nova lei garante 3% de aumento, cria concurso para o AjuPrev e nomeia conselheiros
Política | Por F5News 11/07/2025 19h22 |


A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, sancionou nesta sexta-feira (11) a Lei Complementar nº 214, que estabelece o novo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos municipais. A legislação também prevê um reajuste salarial de 3% para os servidores efetivos e autoriza a realização de concurso público para o Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AjuPrev).

Durante a cerimônia de sanção, também foram nomeados os novos conselheiros eleitos para a direção e os conselhos do AjuPrev, com representantes dos servidores ativos, inativos e do Conselho Fiscal.

A reforma foi construída com participação de sindicatos, técnicos e vereadores. “Fizemos tudo com base na escuta. Ouvimos as categorias desde o início. Essa reforma poderia ter sido feita antes, mas não foi. Coube a mim conduzir esse processo, e fico satisfeita por ter sido de forma democrática”, destacou a prefeita Emília.

O presidente do AjuPrev, Luciano Paz, classificou a aprovação como histórica, ressaltando o apoio dos próprios servidores ao projeto. “Foi um processo maduro, com diálogo e consenso. Os servidores entenderam que a reforma era necessária”, afirmou.

O Sindicato dos Servidores Municipais também celebrou o resultado. Segundo o presidente Nivaldo Fernando, a reforma é considerada a melhor do país e trouxe avanços significativos, como o auxílio de até R$ 1.500 para servidores aposentados por invalidez que necessitem de cuidadores.

O presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, ressaltou a união entre os poderes. “A prefeita demonstrou compromisso e disposição para ouvir. Atendemos integralmente às reivindicações dos sindicatos e vereadores, o que mostra a seriedade do processo”, afirmou.

A eleição para os conselhos do AjuPrev contou com 1.563 votantes. Os eleitos reafirmaram o compromisso com a fiscalização e a garantia dos direitos previdenciários. “Precisamos cuidar do nosso futuro e zelar para que os recursos da Previdência sejam usados corretamente”, destacou a conselheira Débora de Jesus Santos.

Mais Notícias de Política
José Cruz/Agência Brasil
06/09/2025  17h00 Eleitores de Aracaju sem biometria devem agendar atendimento no TRE-SE
Igor Matias/ASN
05/09/2025  19h23 Governo de Sergipe autoriza concurso para professores da rede estadual
Divulgação
05/09/2025  11h47 Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito de Lagarto, Sérgio Reis
Reprodução/Ricardo Stuckert
04/09/2025  16h34 CPMI do INSS cobra dados de sindicato do irmão de Lula
Marcos Menezes
04/09/2025  14h43 Alese aprova incentivo para modernizar relação entre Fisco e contribuintes

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado