Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito de Lagarto, Sérgio Reis
Defesa da chapa buscará reverter decisão nas Cortes Eleitorais Política | Por F5 News 05/09/2025 11h47 - Atualizado em 05/09/2025 12h24 |A Justiça Eleitoral da 12ª Zona, em Lagarto, julgou parcialmente procedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) movida pelo partido Republicanos contra o prefeito Sérgio Reis (PSD).
Na sentença, ficou determinada a cassação dos diplomas e declarou Sérgio Reis e a vice-prefeita Suely Menezes inelegíveis por oito anos, por prática de abuso de poder econômico, especialmente pelo uso indevido dos meios de comunicação social.
De acordo com a decisão, ficou comprovado que houve “propaganda reiterada e sistemática em benefício da candidatura, configurando desequilíbrio eleitoral”.
O juízo eleitoral considerou que não era necessária a comprovação de nexo direto entre o abuso e o resultado da eleição, bastando a gravidade dos atos para comprometer a legitimidade do pleito.
Outros fundamentos da ação, como ocultação de gastos, captação ilícita de sufrágio e uso indevido de bens públicos, não foram reconhecidos pelo juízo.
A decisão ainda cabe recurso.
Em nota, a assessoria jurídica da chapa "Lagarto de um Jeito Novo" confirmou que a cassação não possui efeito imediato e buscará recursos juntos às Cortes Eleitorais.
“Os mandatos outorgados pelo povo, de forma democrática, seguem plenamente válidos. Ressaltamos que o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela improcedência da ação, o que reforça a fragilidade da tese acusatória”, disse.





