Audiência Pública discute reflexos da violência no cotidiano da escola
Política 04/03/2015 09h19 |A Assembleia Legislativa de Sergipe será palco de um grande debate sobre o acirramento da violência, durante a audiência pública “A violência na sociedade e seus reflexos no cotidiano da escola”. A atividade, promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Alese, presidida pela deputada estadual Ana Lúcia (PT) acontece no dia 11 de março, às 14h30, no Plenário da Alese e será a primeira audiência pública transmitida ao vivo pela TV Alese.
Ana Lúcia explica que a proposta é debater com profundidade o acirramento da violência no ambiente escolar, levando em consideração o contexto social e suas verdadeiras causas, além do papel da escola e do poder público para seu enfrentamento.
Para provocar e aprofundar o debate, será ministrada palestra sobre o tema com os professores doutores e pesquisadores da área de criminologia Andrea Depierri e Riccardo Cappi. Também irão compor a mesa o Secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, e a presidenta do Sintese, Ângela Melo.
Para a deputada Ana Lúcia, é preciso buscar conjuntamente soluções que estejam além do imediato, mas que se consolidem a longo prazo. “Precisamos construir um modelo de segurança numa perspectiva libertadora, por meio de políticas de segurança mais humanizadas e que sejam transversais, perpassando a educação e a cultura”, destacou a parlamentar.
Sobre os palestrantes
Andrea Depierri é Bacharel em Direito pela USP, mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe e doutoranda em Criminologia pela University of Ottawa (PHD). Atua como pesquisadora junto à Chaire de Recherche du Canada en Traditions Juridiques et Rationalité Pénale e é professora do Departamento de Direito da UFS, onde pesquisa criminologia, direito criminal e direitos humanos.
Riccardo Cappi é graduado em Criminologia pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e pela Universidade de Montreal, no Canadá, Mestre e Doutor também pela Escola de Criminologia da Universidade de Louvain. Atualmente é professor titular dos cursos de direito da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Universidade do Estado da Bahia, e professor colaborador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da Universidade Federal da Bahia.
Fonte: Assessoria de Comunicação


A mudança ocorre devido ao início da reforma estrutural do Centro Administrativo

Emília Corrêa defende garantias individuais

Recursos fortalecem saúde, esporte, infraestrutura em dezenas de municípios

Ele afirmou que nunca pensou em sair do país ou se asilar em embaixada

Padilha inaugura serviços no HAIL, entrega ambulâncias e visita obras do Hospital do Câncer