Boca de urna: PF apreende mais de R$ 50 mil em Sergipe
Política 02/10/2016 15h14 - Atualizado em 02/10/2016 17h16 |Por F5 News
De acordo com os primeiros levantamentos realizados da Polícia Federal (PF), da última quinta-feira (29), até a manhã deste domingo (02), já foram apreendidos em Sergipe, cerca de R$ 50 mil reais em espécie. Dinheiro que seria supostamente usado para compra de votos no interior do estado.
Segundo a assessoria de comunicação da PF, após a elaboração do Termo Circunstanciado, os acusados foram liberados, já que o crime é considerado de menor potencial, mas todos responderão a processo por crime eleitoral.
Troca de voto por droga
Um dos casos que mais chamou à atenção aconteceu no município de São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju (SE). A PF investiga a informação de que um candidato a vereador estaria em um bar da cidade, comprando votos, e o pagamento seria feito com cocaína e maconha.
A informação foi confirmada pelo juiz eleitoral do município, Manoel Costa Neto, durante entrevista a uma emissora de rádio da capital. O magistrado disse que soube que um candidato iria receber uma quantidade de drogas para ser fracionada e distribuída como forma de pagamento por votos e imediatemente acicou as equipes da Polícia Federal e da Polícia Civil.
Brasil
No quarto boletim das Eleições 2016, deste domingo (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou que a prática da boca de urna foi a principal causa das ocorrências registradas envolvendo candidatos. Até o início da tarde, 61 pessoas que disputam vagas para prefeituras e câmaras municipais foram presas por fazerem propaganda no dia de eleição. Outros 39 casos também foram registrados, mas sem prisão.
Além de candidatos, outras pessoas também foram flagradas fazendo boca de urna. De acordo com o TSE, o saldo foi de 333 prisões e outras 383 ocorrência sem prisão.
Até agora, houve 1.410 ocorrências, envolvendo também outros crimes. No total, 149 candidatos estavam envolvidos e 83 deles acabaram presos. Outras 1.261 pessoas que não disputam o pleito também foram identificadas, sendo presas 575 delas.
Urnas
Como já havia sido antecipado pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, pouco antes da divulgação do último levantamento, a substituição de urnas atingiu 0,53% (2.331) das 432.959 distribuídas em todo o país. O ministro afirmou que, até o momento, tudo ocorre “em contento” e em nenhum local foi necessária à troca do sistema pela votação em papel.
Em números absolutos, a maior quantidade de substituição, até o momento, ocorreu no Rio de Janeiro: 441 urnas. Em porcentagem, houve mais substituições em Alagoas: 1,53% , que corresponde a 119 urnas eletrônicas.
Foto: ilustrativa


Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet

Pastor teve celular apreendido pela PF e não pode deixar o país