Confira propostas dos candidatos ao Governo de SE para a Saúde | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2018
Confira propostas dos candidatos ao Governo de SE para a Saúde
F5 News traz um resumo das ações pretendidas por Belivaldo e por Valadares Filho, se eleitos
Política | Por F5 News 23/10/2018 16h55 |


Esta semana marca a reta final do processo eleitoral deste ano. O segundo turno para o Governo de Sergipe será disputado no domingo (28) entre os candidatos Belivaldo Chagas (PSD), atual governador, e o deputado federal Valadares Filho (PSB).

Durante a semana, F5 News faz um resumo das principais propostas dos candidatos nessas eleições para a Saúde, Segurança Pública, Educação e Desenvolvimento Econômico. Confira na íntegra, nesta terça-feira (23), as propostas para a Saúde, conforme os planos de Governo registrados na Justiça Eleitoral.

Belivaldo Chagas (PSD)

- Construção do Hospital do Câncer de Sergipe – HOSE, Governador Marcelo Déda Chagas, por necessidade de complementar a oferta atual;

- Implantar o Centro Especializado em Reabilitação - CER IV; Promover a implantação da política estadual de atenção especializada; Implantar o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Sergipe.

- Fortalecer a política de atenção hospitalar e urgência, com foco na regionalização e otimização da prestação de serviço para população; Fortalecimento da Política Estadual de Regulação, com foco na transparência das listas de espera do SUS.

- Descentralização e fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária nos 75 municípios do estado. Promover campanhas institucionais de utilidade pública, com foco na educação em saúde; Implantação e operacionalização do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em saúde; Implantação de solução de gestão integrada da saúde de acordo com as diretrizes do SUS.

- Promover a efetivação do Planejamento Regional Integrado realizando reuniões regionais com gestores municipais efetivando a PGASS – Programação Geral de Ações dos Serviços de Saúde, a partir das necessidades de saúde da população.

- Implantação de painéis eletrônicos de monitoramento e avaliação de indicadores de saúde; Implantação da política de Economia da Saúde no estado de Sergipe, como responsável pelo uso racional e eficiente dos recursos do SUS.

- No contexto das doenças imunopreveníveis, aumentar as coberturas vacinais em todo estado é uma estratégia prioritária para a eliminação e o controle de doenças em crianças, jovens, adultos e idosos.

Valadares Filho (PSB)

- Implantar protocolos hospitalares para casos de urgência e emergência, bem como para as situações clínicas mais comuns e que mais geram encaminhamentos para especialista e exames de alta complexidade, capacitando os profissionais de forma permanente.

- Reestruturar os Hospitais Regionais, com intervenções físicas, investimentos em equipamentos e qualificação de pessoal, evitando transferência de pacientes com casos de menor complexidade para o HUSE.

- Construir Hospital Geral na Grande Aracaju, a fim de ampliar o atendimento hospitalar de baixa e média complexidade, através de parceria público-privada; Construir o Hospital do Câncer, dotando-o de estrutura adequada, com equipamentos e corpo técnico especializado, através de cogestão com instituição privada especializada em tratamento de câncer.

- Implementar melhorias no Hospital de Urgência de Sergipe – HUSE, para atendimento exclusivo de alta complexidade e com destinação a pacientes regulados, de forma a retomar alguns procedimentos cirúrgicos, ampliar a estrutura física e de leitos, distribuir o corpo clínico de forma mais adequada.

- Reformar e reativar bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, e ampliar e recuperar sua frota de veículos; Criar mutirões para realização de exames e de cirurgias eletivas, auxiliando as administrações municipais e zerando as filas de espera; Criar o Centro Estadual de Referência do Idoso, especializado em atenção à pessoa idosa, composto por equipe multidisciplinar.

- Viabilizar a retomada dos serviços de transplantes de órgãos, bem como desenvolver campanha de conscientização para importância da doação; Viabilizar a ampliação do número de leitos das maternidades, reestruturando as unidades do interior, reservando os casos de alto risco para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

- Implantar o Centro de Informações de Saúde, capaz de integrar as ações de saúde na rede, permitindo o controle e compartilhamento de informações, para a melhoria do atendimento à população, a exemplo do prontuário eletrônico (ficha personalizada e informatizada de cada paciente), do sistema de controle de vagas de leitos de enfermarias e de UTI’s nos hospitais da rede pública e das entidades sociais, assim como o controle do fluxo de medicamentos e insumos do almoxarifado central e das unidades da Rede Estadual de Saúde;

- Criar uma unidade móvel do Centro de Hemoterapia de Sergipe – HEMOSE para, de forma itinerante, ampliar o atendimento da coleta de sangue; Criar uma unidade móvel do Centro de Referência da Mulher, para, de forma itinerante, ampliar a realização de exames preventivos, especialmente os de combate ao câncer.

Mais Notícias de Política
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF
Gustavo Moreno/STF
11/09/2025  15h55 STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado