Confira propostas dos candidatos ao Governo de SE para a Segurança | F5 News - Sergipe Atualizado

Confira propostas dos candidatos ao Governo de SE para a Segurança
F5 News traz um resumo das ações pretendidas por Belivaldo e por Valadares Filho, se eleitos
Política | Por F5 News 24/10/2018 12h55 - Atualizado em 25/10/2018 12h55 |


Esta semana marca a reta final do processo eleitoral deste ano. O segundo turno para o Governo de Sergipe será disputado no domingo (28) entre os candidatos Belivaldo Chagas (PSD), atual governador, e o deputado federal Valadares Filho (PSB).

Durante a semana, F5 News faz um resumo das principais propostas dos candidatos nessas eleições para a Saúde, Segurança Pública, Educação e Desenvolvimento Econômico. Confira na íntegra, nesta quarta-feira (24), as propostas para a Segurança, conforme os planos de Governo registrados na Justiça Eleitoral.

Belivaldo Chagas (PSD)

- Criar o Conselho Estadual de Segurança Pública; Adequar o efetivo das forças de Segurança Pública, por meio de concursos públicos; Modernizar, otimizar e ampliar a infraestrutura tecnológica e física das forças de Segurança Pública; Criar mecanismos para a integração entre as Ouvidorias das forças de Segurança Pública.

- Formar e capacitar os profissionais dos órgãos de Segurança Pública; Estabelecer a qualificação permanente de servidores públicos a serviço da administração da Segurança Pública; Interligar e compartilhar os bancos de dados dos órgãos públicos; Modernizar o parque tecnológico dos sistemas de informações da segurança pública.

- Criar a Coordenação Geral de Prevenção via Decreto; Implementar um plano de comunicação da Segurança Pública; Criar um Fluxograma de orientação e proteção aos usuários de drogas e extinção à violência institucional; Criar um aplicativo policial em uma plataforma móvel com informações de estatísticas criminais através do mapa e recebimento de notificações de acordo com a proximidade das ocorrências.

- Otimizar a distribuição espacial do efetivo policial, priorizando as áreas mais violentas do Estado; Interiorização do Grupamento Especial Tático de Motos/GETAM, Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis/DAGV, Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas/DHPP, Departamento de Narcóticos da Polícia Civil/DENARC e Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública/DEOTAP, expandindo-as para as cidades estratégicas do interior do Estado, tais como: Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Gloria, Itabaiana, Maruim, Lagarto e Estância.

- Criar os Postos de Atendimento à População/ PACs-Povoados; Possibilitar que os dados do Relatório de Ocorrência Policial/ROP da Policia Militar sejam migrados para o Boletim de Ocorrências, tendo a PC e a PM recebimento das informações do fato criminoso, sem a necessidade da vitima ir à delegacia para registrar a ocorrência.

- Modernizar os Órgãos de perícias: Instituto Médico Legal/IML, Instituto de Análises e Pericias Forense/IAPF, Instituto de Criminalística/IC e Instituto de Identificação/II; Investir nas agências de inteligência dos Órgãos de Segurança Pública e de algumas unidades especializadas da Policia Civil, tais como: Laboratório de Lavagem de Dinheiro, Delegacia de Crimes Cibernéticos/DRCC e, DHPP e DENARC.

- Criar o Laboratório Cibernético/CIBERLAB; Intensificar o controle e a fiscalizar as divisas do Estado de Sergipe; Reativar postos do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual/BPRv; Apoiar a ampliação e integração dos sistemas de vídeo-monitoramento com sistemas privados e públicos; Implantar o monitoramento de Câmeras com Leitura de Placas de Veículos.

- Expandir e estruturar a atuação do Corpo de Bombeiros Militar/CBMSE; Integrar o Sistema de Defesa Civil Estadual: Otimizar o funcionamento do sistema de defesa civil; Ampliar o socorro aéreo para conduzir a equipe médica ao local do acidente.

Valadares Filho (PSB)

- Criar Comitê de Segurança, com a presença de secretários de estado de áreas sociais (segurança pública, saúde, educação, esporte, cultura, entre outros), os comandantes das polícias e representantes da sociedade civil organizada, coordenados pessoalmente, pelo Governador, com reuniões periódicas e caráter deliberativo.

- Reestruturar as delegacias metropolitanas e do interior do Estado, com intervenções físicas, investimentos em equipamentos e qualificação de pessoal, de modo a estabelecer um padrão mínimo de condições para o devido funcionamento e atendimento da população.

- Ampliar o número de Delegacias da Mulher, em regime plantonista, com equipe multidisciplinar, com encaminhamento para Centro de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência.

- Fortalecer o Instituto Médico Legal – IML, através da implantação de duas unidades no interior, evitando o deslocamento das vítimas e famílias para Aracaju, além do aumento do número de médicos legistas para oferecer atendimento rápido, humanizado e digno às famílias que perderam seus entes e às vítimas na realização de exames de corpo de delito.

- Formar equipes de Solução de Crimes, distribuídas nas delegacias plantonistas, para início imediato da investigação pela polícia civil, no local onde ocorreu o crime; Retomar o policiamento comunitário, com a reabertura dos postos policiais em bairros e povoados, utilizando o efetivo de maneira mais eficiente.

- Investir em inteligência, a exemplo da aquisição de equipamentos de vídeo monitoramento, reconhecimento facial e identificação das placas de veículos, além de promover qualificação constante para sua utilização eficiente; Ampliar a frota de veículos adaptados para as tarefas inerentes às polícias civil, militar e bombeiro militar.

- Ampliar Conselhos de Segurança nos bairros e povoados mais violentos, com a presença de membros da comunidade e das polícias civil e militar, com reuniões rotineiras e troca de informações constantes; Dotar a polícia civil de orçamento próprio, dando mais autonomia, agilidade às decisões e melhor resposta à sociedade; Estimular práticas de atividades laborais nos presídios, visando a ressocialização dos detentos.

 

 

Mais Notícias de Política
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF
Gustavo Moreno/STF
11/09/2025  15h55 STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado