Criminalidade: Mendonça divide responsabilidade com a escola e pais | F5 News - Sergipe Atualizado

Criminalidade: Mendonça divide responsabilidade com a escola e pais
Ele diz que 80% dos homicídios são entre marginais, não pessoas de bem
Política 23/02/2015 09h27 |


Por Joedson Telles

O secretário de Estado da Segurança Pública, o ex-deputado federal Mendonça Prado, ajuizou nesta segunda-feira 23, ao ser entrevistado pelo radialista George Magalhães, na 103 FM, que criminosos estão se matando no estado de Sergipe devido às fragilidade das leis do Brasil. “Como deputado, tentei tornar a lei mais rígida para casos de estupradores, homicidas... Para aqueles que cometem latrocínios, mas a maioria do Congresso Nacional foi contra. O cidadão vai preso não cumpre sua pena na integridade, sai sem ser ressocializado e o ambiente de crime ocasiona sua morte por seus próprios colegas. É isso que acontece em Sergipe. De 70% a 80% dos casos de homicídios, as pessoas de bem não são vítimas. As pessoas de bem de Itabaiana são vítimas de roubo e de furto”, diz.

Mendonça Prado admitiu, entretanto, que o Estado precisa melhorar o policiamento oferecido à sociedade. E assegurou que existem esforços neste sentido. “O governo está passando por uma crise financeira. Mas estamos contratando novos policiais. Já dialogamos com os aprovados e vamos chamar novos policiais. A secretaria de Segurança pública já está reforçando grupos táticos a fim de fortalecer a segurança no interior do estado que aumentou consideravelmente. Mas a verdade tem que ser dita: a maioria das mortes é de envolvidos com a criminalidade. A polícia precisa ser mais eficiente, porém, é preciso dizer que está faltando nas famílias uma reestruturação geral”, diagnosticou.  

Lembrando que há um número muito grande de jovens envolvidos com as drogas, o secretário de Segurança Pública de Sergipe apela para que passe a existir uma conscientização neste sentido dentro das escolas. Mendonça observou que, na semana passada, abriu uma entrevista coletiva para colocar a polícia nas escolas, proferindo palestras para professores – que devem passar às crianças. “Quando há crianças de oito, 10 anos no mundo do crime? Isso não é apenas culpa do governo? Também é falta de orientação dos pais. Para melhorar é preciso fazer uma leitura da realidade, para que todos se mobilizem em função da paz e da tranquilidade social”, alertou.

Mais Notícias de Política
Pedro França/Agência Senado - Fonte: Agência Senado
09/09/2025  12h29 Congresso promulga PEC dos Precatórios nesta terça-feira
Proposta pelo Senado, PEC facilita quitação de dívidas por estados e municípios e ajuda governo federal na meta fiscal
 Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
09/09/2025  09h45 Com voto de Moraes, STF retoma nesta terça julgamento de Bolsonaro
Grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela PGR
Jadilson Simões/Alese
08/09/2025  15h33 Sergipe aprova lei que reserva vagas no serviço público para pessoas com 40+
Nova legislação garante mínimo de 5% das oportunidades em concursos e 10% em contratos terceirizados, ampliando inclusão e igualdade de chances
Hugo Barreto/Metrópoles
08/09/2025  14h51 Bolsonaro pede autorização do STF para fazer procedimento médico
Prescrição é de realização de procedimento na pele
Assessoria de comunicação
08/09/2025  14h05 Levi Oliveira defende a permanência da Zona de Expansão em Aracaju
No Mosqueiro, vereador defendeu a permanência dos bairros como parte de Aracaju e pediu plebiscito para ouvir a população

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado