Denuncie candidatos inelegíveis ao Ministério Público Eleitoral | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2018
Denuncie candidatos inelegíveis ao Ministério Público Eleitoral
Notícias de inelegibilidade deverão ser apresentadas, preferencialmente, até a próxima sexta-feira (17)
Política 15/08/2018 15h05 - Atualizado em 15/08/2018 15h32 |


O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) em Sergipe está convocando a população para apoiar o trabalho de barrar candidatos inelegíveis nas eleições 2018. Os pedidos de registros de candidaturas serão apresentados pelos candidatos até esta quinta-feira (15), e a impugnação da candidatura poderá ser feita até cinco dias após a publicação dos editais. Daí a importância de que a notícia de inelegibilidade seja apresentada, preferencialmente, até a próxima sexta-feira (17).

Inelegibilidade 

Entre as várias inelegibilidades que podem ser noticiadas, estão as que são resultado de condenação por improbidade, condenação criminal, rejeição de contas, exclusão de conselhos profissionais, servidores públicos demitidos por faltas disciplinares etc. As inelegibilidades também decorrem da situação jurídica do cidadão, como sua profissão, que pode gerar incompatibilidades para a disputa do cargo. Assim, servidores públicos só poderão ser candidatos caso tenham solicitado o afastamento ou a desvinculação do cargo, função ou emprego até o último dia 7 de julho.

O MPF solicita dados a órgãos como o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Justiça e conselhos profissionais para o trabalho de impugnação de candidaturas, mas o apoio da população pode garantir um pleito mais limpo, explica a procuradora Regional Eleitoral, Eunice Dantas. “O prazo é muito curto e as razões para a inelegibilidade são diversas. Se um cidadão aponta especificamente um caso conhecido de inelegibilidade de um candidato que ele conhece, torna o trabalho mais eficiente e rápido, podendo trazer um caso que não estava em nosso radar, inclusive”, destaca Eunice Dantas.

Denúncia 

Para informar o MP Eleitoral sobre um candidato inelegível, o cidadão poderá apresentar a notícia de inelegibilidade diretamente na Sala de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal em Sergipe, localizada na rua José Carvalho Pinto, nº 280, Bairro jardins, em Aracaju. A apresentação da notícia também pode ser feita por meio do endereço eletrônico http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac.

A legislação eleitoral prevê que qualquer cidadão, no gozo de seus direitos políticos, pode – no prazo de cinco dias contados da publicação do edital relativo ao pedido de registro de candidaturas – dar notícia de inelegibilidade ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), órgão competente para julgar tais impugnações. A notícia deve ser minimamente fundamentada. Quando o noticiante não contar com um advogado, poderá apresentar a notícia de inelegibilidade na Secretaria Judiciária do TRE, caso em que deve ser providenciada a inserção no Sistema Eletrônico da Justiça Eleitoral.

Clique aqui e conheça a Lei de Inelegibilidades.

Fonte: MPF/SE

 

Mais Notícias de Política
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF
Gustavo Moreno/STF
11/09/2025  15h55 STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado