Dilma e Déda inauguram ponte Gilberto Amado
Política 29/01/2013 12h38 |Por Joedson Telles
A presidenta Dilma Rousseff e o governador Marcelo Déda, inauguraram, na manhã desta terça-feira, a ponte Gilberto Amado. Considerada uma das mais importantes obras estruturantes realizadas nos últimos anos em Sergipe, a ponte Gilberto Amado liga os municípios sergipanos de Estância e Indiaroba - por meio dos povoados Porto do Cavalo e Terra Caída. Antes da solenidade, foi descerrada uma placa agradecendo a todos os operários que trabalharam na construção da ponte.
“Essa ponte não é apenas grande no que tem de extensão, como maior ponte fluvial do Nordeste brasileiro. Esse ‘traço’ que se ergue majestoso sobre o rio Piauí, é belo e útil para integrar não apenas o litoral Sul de Sergipe, mas interliga de forma estratégica com o estado da Bahia, através da Linha Verde, um eixo turístico fundamental. A ponte Gilberto Amado ligará, de forma confortável e num visual belo, os turistas. O tráfego pesado ficará com na BR 101. Além da beleza, quero que essa ponte tenha a carga principal do progresso para o povo de Sergipe”, declarou Déda.
Dilma, em seu discurso, demonstrou toda a sua admiração pelo governador Marcelo Déda. “Ele fala com a alma de forma clara e mostrando sentimento e paixão. Quem fala dessa forma, são pessoas que são vistas na história da humanidade como especiais, e Déda é especial, pois consegue dizer e fazer”.
A presidenta ressaltou ainda que a ponte Gilberto Amado é a maior ponte fluvial do Nordeste e ainda assegurou que é uma das maiores do Brasil. “Essa é uma visão de presente e de futuro”.
Como chegou a Indiaroba de helicóptero, Dilma teve a oportunidade de conhecer a ponte do alto e observou cada detalhe. “A ponte tem uma paisagem fantástica, o vão central, o estaiamento, dá uma visão de uma coroa. Ela coroa essa ela paisagem!”.
A ponte Gilberto Amado, segundo Dilma, é resultado do olhar visionário do governador Déda. “Ele está ligando esse país que tem um dos mais belos litorais do mundo. A ponte dá uma grande oportunidade para o turismo”.
Fruto de um investimento superior a R$ 124 milhões, com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e BNDES, e contrapartidas do Governo do Estado, a obra, que cruza o rio Piauí, é atualmente a maior ponte fluvial em todo o Nordeste brasileiro, com 1.712 metros de extensão. E faz parte do projeto do Governo do Estado de promover a integração de todo o litoral sergipano e, num futuro próximo, do litoral nordestino, por via costeira, de Recife a Salvador. A construção da ponte permite a ligação integral Aracaju – Salvador por via costeira, reduzindo a distância entre as capitais, criando um importante eixo rodoviário entre Sergipe e a Bahia e retirando da BR-101 um expressivo número de veículos.


Líderes tem reunião marcada para a tarde desta segunda (11)

Em discurso no Acre, presidente criticou motim de parlamentares

Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor

Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF

Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico