Em SE, 90% dos municípios não cumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal
Representantes de 14 municípios participaram de reunião no Tribunal de Contas do Estado Política | Por F5 News 30/10/2018 16h30 - Atualizado em 30/10/2018 17h53 |Cerca de 90% por cento dos municípios sergipanos ultrapassam os limites da Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF), segundo afirmou a conselheira Susana Azevedo, durante reunião realizada com com prefeitos e representantes de 14 municípios, na manhã desta terça-feira (30), no Tribunal de Contas do Estado (TCE) .
A conselheira acrescenta que mais de 70% dos recursos desses municípios estão sendo gastos com a folha de pagamento de pessoal, deixando de lado questões importantes como saúde e educação, por exemplo. “Chamamos esses gestores aqui para saber o que eles estão precisando, o TCE disponibiliza os técnicos para orientar, tirar dúvidas e ajudar os municípios a resolver problemas com a LRF, por exemplo. E lembrando, a LRF estabelece os limites, e quem não se adequar pode ter as contas rejeitadas”, disse.
O prefeito de Cristinápolis, João Dantas, destacou a importância desse contato com o TCE e disse que é uma oportunidade de aprendizado para todos os gestores públicos. Ele também falou sobre as medidas que serão adotadas para se adequar a LRF. “Essa é uma realidade em todo estado, em Cristinápolis não é diferente. Vamos agora sentar com os técnicos do Tribunal e discutir as melhores formas para reduzir os gastos com pessoas, vamos começar diminuindo o salário do prefeito e do vice-prefeito”, disse.
Durante a reunião também foram discutidas questões envolvendo a controladoria externa e o portal da transparência.


Condenados podem recorrer da decisão

Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos

Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego

Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF

Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino