Ex-prefeito de Aracaju e seis pessoas são denunciados por organização criminosa | F5 News - Sergipe Atualizado

Ex-prefeito de Aracaju e seis pessoas são denunciados por organização criminosa
Política 15/12/2017 16h20 - Atualizado em 15/12/2017 16h23 |


Por Will Rodriguez

O Ministério Público de Sergipe denunciou o ex-prefeito de Aracaju, João Alves Filho, o ex-vice-prefeito José Carlos Machado e outras cinco pessoas pelo crime de organização criminosa. A denúncia, divulgada nesta sexta-feira (15), é mais um desdobramento da operação Caça Fantasma, que investiga um suposto esquema de cargos em comissão falsos na Prefeitura de Aracaju entre 2013 e 2016.

De acordo com os promotores, no curso das investigações ficou constatado que João Alves Filho, Marlene Alves Calumby, José Carlos Machado, Etelvina Francisca Santos Apolonio e Agamenon Sobral Freitas, além de outras pessoas com vinculações políticas com eles “integraram autêntico esquema de distribuição de cargos comissionados, beneficiando pessoas a eles ligadas por laços eleitoreiros e outros interesses pessoais”.

Ainda conforme a denúncia, todos os citados sabiam que as pessoas nomeadas para os cargos em comissão “não prestariam qualquer tipo de serviço público como contraprestação às remunerações recebidas dos cofres públicos”.

Os promotores acrescentam ainda que, durante a investigação, foi comprovado que os também denunciados Ana Maria do Nascimento Alves e Bruno Alonso Santos, ex-presidente estadual do DEM e funcionário do partido, respectivamente, “embaraçaram as investigações sobre as infrações penais, notadamente de peculato, envolvendo a organização criminosa denunciada”.

Nesta denúncia, conforme destacam os promotores Bruno Melo, Jarbas Adelino, Luciana Duarte e Leydson Gadelha, apurou-se a indicação de mais de 100 pessoas que “jamais trabalharam”, o que resultou num prejuízo mensal da ordem de R$ 200 mil aos cofres do Município.

“Em depoimento, muitos desses fantasmas admitiram que jamais trabalharam efetivamente no Município; outros apresentaram versões dos fatos contraditórias, não sabendo informar as atividades efetivamente exercidas, apontando atividades que não caracterizam qualquer serviço público...”, afirmaram os promotores.

Dos citados, apenas o ex-vice-prefeito José Carlos Machado se manifestou sobre o assunto através de uma nota oficial (veja a íntegra abaixo). O Portal F5 news permanece à disposição dos demais citados através do email jornalismo@f5news.com.br ou do telefone 79 3218-8379.

Nota Machado:

Embora ainda não tenha sido oficialmente citado para me defender, mas tomando conhecimento, através da imprensa, de denúncia formulada pelo Ministério Público de Sergipe contra mim, sobre suposta irregularidade em nomeações para o quadro de pessoal comissionado no Gabinete da Vice-Prefeitura de Aracaju no período em que exerci aquele cargo, em consideração à comunidade sergipana, apresso-me em prestar informações esclarecendo aspectos sobre a matéria.

E o faço em respeito aos mais de 40 anos de vida pública nos diversos cargos que exerci, contando sempre com o apoio e a deferência dos sergipanos.

Assim, quando for citado, me reunirei com os advogados que constituí para conhecer os efetivos termos da denúncia e apresentarei, nos autos, as provas da minha inocência, certo de que a verdade haverá de prevalecer.

Saliento, de antemão, que, formalmente, eu não era responsável pelas nomeações, nos exatos termos da Legislação Municipal. E, por fim, faço questão de manifestar meu respeito ao trabalho do Ministério Público e a minha total confiança na Justiça do Estado.

José Carlos Machado

Mais Notícias de Política
Pedro França/Agência Senado - Fonte: Agência Senado
09/09/2025  12h29 Congresso promulga PEC dos Precatórios nesta terça-feira
Proposta pelo Senado, PEC facilita quitação de dívidas por estados e municípios e ajuda governo federal na meta fiscal
 Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
09/09/2025  09h45 Com voto de Moraes, STF retoma nesta terça julgamento de Bolsonaro
Grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela PGR
Jadilson Simões/Alese
08/09/2025  15h33 Sergipe aprova lei que reserva vagas no serviço público para pessoas com 40+
Nova legislação garante mínimo de 5% das oportunidades em concursos e 10% em contratos terceirizados, ampliando inclusão e igualdade de chances
Hugo Barreto/Metrópoles
08/09/2025  14h51 Bolsonaro pede autorização do STF para fazer procedimento médico
Prescrição é de realização de procedimento na pele
Assessoria de comunicação
08/09/2025  14h05 Levi Oliveira defende a permanência da Zona de Expansão em Aracaju
No Mosqueiro, vereador defendeu a permanência dos bairros como parte de Aracaju e pediu plebiscito para ouvir a população

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado