Fim do Funprev de Sergipe deve ser votado na próxima semana
Política 24/08/2017 12h51 - Atualizado em 24/08/2017 13h44 |Por F5 News
A sessão na Assembleia Legislativa de Sergipe acabou na manhã desta quinta-feira (24) sem a votação do Projeto de Lei Complementar nº 10/2017, que pretende extinguir o Fundo Previdenciário do Estado de Sergipe (Funprev). A matéria estava prevista para ser votada hoje, mas só deve ser disponibilizada na próxima terça-feira (29).
Os servidores e deputados contrários à aprovação do projeto fizeram pressão no Legislativo para que a matéria não entrasse para apreciação. A sessão iniciou com quórum baixo, insuficiente para que fosse colocado em pauta.
Os servidores não querem a extinção do Funprev, por entenderem que será prejudicial para as categorias quando irá fundir todas as previdências em um único Fundo. Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Sergipe (Sintrase) chegaram a lotar as galerias da Alese desde quarta-feira (23) para acompanhar a votação.
“O Governo do Estado comete o mesmo erro dos governos anteriores, ao fazer isso agora com o Funprev, porque tem um fundo superavitário e vai pegar todas as vidas e vai jogar no Funaprev que em tese é uma massa falida”, acredita o presidente do sindicato, Diego Araújo.
Saiba mais
Presidente do TCE demonstra preocupação com Projeto de Lei que altera fundos de Previdência
Maria Mendonça critica proposta de extinção de fundo previdenciário
Os servidores cobram a abertura de um debate com a participação do Tribunal de Contas do Estado, alguns deputados também fizeram a mesma sugestão com a presença do Judiciário, Legislativo, Executivo e Ministério Público. Mas, para o deputado Zezinho Guimarães, do PMDB, o momento não é mais de discursos.
“O funcionalismo está com problemas. O debate é valido, mas não é com muito diálogo e planejamento que vai resolver. Precisa de urgência”, disse.
“Desde 2015 chegamos à Casa, já tinha esse problema com a previdência e ninguém chamou para discussão. Agora quer, em algumas horas, aprovar uma matéria dessas. Tem algo de errado”, rebate o líder da oposição, Georgeo Passos (PTC).
Para o líder do Governo na Alese, deputado Francisco Gualberto (PT), caso o projeto seja aprovado, o Governo terá um incremento de mais de 2 milhões de reais. “Não vai zerar o déficit, mas será o início da capitalização do Fundo para diminuir”.
Foto: arquivo/F5 News
Com informações da Alese


Convocação envolve 6.400 pessoas da 2ª Zona e ocorre entre setembro e outubro

Edital deve ser publicado até outubro e prevê vagas e cadastro reserva

Defesa da chapa buscará reverter decisão nas Cortes Eleitorais

Comissão pede a abertura de sigilo sobre as pessoas que atuavam em nome do Sindnapi

Projeto cria o IMFC, valoriza auditores e aposentados e amplia progressão na Sefaz