Garibalde assume presidência da Alese no lugar de Luciano Bispo
Tribunal Superior Eleitoral nega recurso do deputado afastado Política 14/07/2016 14h05 |Da Redação
O deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB) assumiu a presidência interina da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira (14). O peemedebista substitui o seu correligionário, deputado Luciano Bispo, que foi afastado por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) em cumprimento a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassando o registro de sua candidatura nas Eleições 2014. A Corte Eleitoral Superior negou o recurso impetrado pela defesa de Bispo na tentativa de reverter seu afastamento.
O novo presidente deve manter a atual composição da Mesa Diretora, mas a cadeira da vice-presidência continuará vazia, pelo menos até que os parlamentares retornem do recesso, em agosto. Com isso, além de Garibalde, integram o comando da Alese o 1º secretário, Jefferson Passos (PSD); a 2ª secretária, Goretti Reis; o 3ª secretário, Luiz Mitidieri (PSD) e Venâncio Fonseca (PP) na 4ª secretaria, chapa eleita em fevereiro de 2015 para o biênio que termina este ano.
Já a Mesa Diretora para o Biênio 2017-2018 que foi eleita em abril e também seria presidida pode ser alterada, a depender da decisão do TSE sobre o mérito da Ação, que só voltará a ser analisada em agosto. Se a cassação for mantida, uma nova eleição da mesa diretora deve ser realizada.
De acordo com Garibalde Mendonça, em seu quinto mandato como deputado estadual, nunca escondeu o desejo do pleito da presidência. “Assumimos o pleito de forma constrangedora, porque tenho um carinho muito grande por Luciano Bispo, que desde que assumiu o mandato têm realizado um excelente trabalho à frente da Alese. Estamos cumprindo o que a constituição determina”, salientou Garibalde, concluindo sua fala dizendo, “me comprometo em dar continuidade aos trabalhos iniciados por Bispo, mas com meu estilo, que será pautado com o fortalecimento do Poder Legislativo”.
Com o afastamento de Bispo, a primeira suplente da coligação, Conceição Vieira (PT) assume uma das 24 cadeiras do Legislativo, em solenidade de posse, que será realizada na manhã desta sexta-feira (15), na Sala das Comissões.
A decisão do TSE foi embasada em julgamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que rejeitou as contas da gestão de Luciano enquanto prefeito da cidade de Itabaiana por supostas irregularidade nos gastos. O parlamentar chegou a recorrer ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e ao TSE, mas a Corte Superior manteve a decisão.


Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes

Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma

Eles se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e relação EUA-Rússia

No total, foram quatro representações: três do PT e uma do PSol

Encontros acontecerão na próxima segunda (18) e na quarta-feira (13)