Ipesaúde espera arrecadar R$ 2,5 milhões com cobrança por dependentes
Sintrase vai questionar constitucionalidade da Lei na Justiça Política 12/04/2016 08h42 |Por Will Rodriguez
A cobrança proporcional por dependentes de usuários do Ipesaúde deve render R$ 2,5 milhões aos cofres do Plano, segundo estimativa do presidente do Instituto, Christian Oliveira. O Projeto de Lei 26/2016, aprovado na tarde dessa segunda-feira (11), aguarda sanção do governador Jackson Barreto (PMDB) para entrar em vigor. O Sindicato dos trabalhadores nos serviços públicos do estado de Sergipe (Sintrase) vai à Justiça para questionar a constitucionalidade da Lei.
O principal argumento dos servidores é que alterações na Lei que regulamenta a prestação de serviço do Ipes só podem ter validade para novos usuários, uma vez que para os antigos se trata de um direito adquirido. Além disso, o funcionalismo teme a queda da qualidade dos serviços prestados e aumento de custos, entendimento corroborado por deputados que votaram contra a propositura.
“Nenhuma relação de consumo pode ser alterada para pior no que diz respeito às condições de prestação dos serviços para os servidores, isso está garantido pela Constituição Federal e pelo Código de Defesa do Consumidor”, declarou a deputada Ana Lúcia (PT).
O texto aprovado ainda autorizou a inclusão de servidores em cargos em comissão como beneficiários do Ipesaúde. O PL também excluiu a cláusula que previa o compartilhamento de despesas por exames e consultas entre Estado e usuário.
O Instituto tem argumentado que, com base na inflação anual de 14% nos custos de insumos, equipamentos e serviços, o Ipes não tinha outra forma de fazer frente às perdas financeiras acumuladas. “É hora de refinanciar para conseguir melhorar e ampliar o atendimento e, para ampliar, precisa de mais receita”, disse Oliveira em entrevista recente ao F5 News.
O Projeto estabelece um acréscimo à contribuição, proporcional à faixa salarial do beneficiário, que varia entre 0,7% e 2,5% por cada dependente - variável conforme a respectiva faixa etária, sendo que o desconto será limitado a até quatro dependentes. Atualmente, o Ipesaúde possui cerca de 70 mil dependentes.


Em discurso no Acre, presidente criticou motim de parlamentares

Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor

Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF

Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico

Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF