Jackson garante apoio para expansão do IFS em Sergipe
Política 09/03/2015 17h56 |Jackson garante apoio para expansão do IFS em Sergipe
O governador Jackson Barreto recebeu em audiência, na manhã desta segunda-feira, 9, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, que pleiteou apoio para o crescimento e fortalecimento das unidades em Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Aracaju e Cristinápolis.
“Em Cristinápolis, temos um polo do campus de São Cristóvão, e queremos transformar a unidade em um Campus Avançado. Já encaminhamos este projeto para Brasília, o prefeito do município, o padre Raimundo, já se colocou a nossa disposição até para conseguir o terreno. Viemos pedir o apoio do governador para transformação desse polo em um Campus Avançado. Como estamos, neste ano, em contenção orçamentária e de despesas, o apoio do Governo no pleito, ao estabelecer o diálogo com o ministro da Educação para mostrar a situação e torná-lo ciente desta demanda, é fundamental, porque há uma necessidade real, sob pena dos cursos que já existem lá precisarem parar. Hoje a unidade funciona através de um convênio que temos com a prefeitura, onde o município banca uma parte desse projeto, mas o município acaba não podendo arcar com essas despesas”, explicou o reitor.
A unidade do IFS em Cristinápolis é voltada à Agropecuária e, segundo o reitor, possui aproximadamente 400 alunos. A unidade oferta atualmente o curso técnico, a intenção é que com a transformação do polo em Campus Avançado, o centro de ensino passe a oferecer também curso superior, atendendo a toda uma demanda na área de agricultura e pecuária do Sul sergipano.
“Na condição de pólo, não podemos ofertar curso superior. Com a transformação em Campus Avançado, aquela comunidade passará também a receber do Instituto Federal de Sergipe (IFS), curso na área do ensino superior. Isso é fundamental e importante, porque naquela parte Sul do interior de Sergipe não há nenhuma escola agrícola. Seríamos a primeira instituição a oferecer tanto o ensino técnico quanto o superior”, informou Oliveira.
O reitor também pleiteou, a ampliação da unidade de Lagarto e a que está sendo construída em Nossa Senhora do Socorro, que necessitariam utilizar espaços pertencentes ao Estado. Esteve em pauta também, o apoio do governador em relação à construção da reitoria no campus Aracaju, cuja obra já está em andamento.
“Estamos construindo, mas a gente está tendo dificuldades no repasse do recurso. É uma questão muito séria, porque a unidade já se encontra em obra. Viemos pedir o apoio do governador junto ao governo federal para que este recurso não venha a sofrer nenhum tipo de descontinuidade”, afirmou o reitor.
Jackson, que tem a Educação como uma das prioridades do seu governo, e que entende o ensino técnico como uma forma de oferecer qualificação e oportunidade para os jovens sergipanos transformarem sua realidade através do conhecimento e do trabalho, mostrou-se apto a oferecer todo o apoio que estiver ao seu alcance para a instituição.
“Vou conversar com o secretário da Educação, Jorge Carvalho, para buscarmos juntos, em Brasília, a Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec/MEC), responsável pelos Institutos Federais no país, para que avalie o pleito do IFS de Cristinápolis. Quanto às áreas públicas necessárias à ampliação das unidades de Lagarto e Socorro, conversarei com os meus assessores sobre a forma de contribuirmos dentro da lei para o desenvolvimento desta intuição reconhecida e tão importante para o nosso estado. Vocês podem contar com o meu apoio”, explanou o governador.
O vice-governador e secretário de Estado da Casa Civil, Belivaldo Chagas, o deputado federal Fábio Reis e representantes do IFS também participaram da audiência.


A mudança ocorre devido ao início da reforma estrutural do Centro Administrativo

Emília Corrêa defende garantias individuais

Recursos fortalecem saúde, esporte, infraestrutura em dezenas de municípios

Ele afirmou que nunca pensou em sair do país ou se asilar em embaixada

Padilha inaugura serviços no HAIL, entrega ambulâncias e visita obras do Hospital do Câncer