João Alves anuncia três grandes obras
Política 29/03/2014 09h45 |Por Will Rodrigues
Na manhã da última sexta-feira (28), o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), reuniu a imprensa para a divulgação dos primeiros detalhes de três grandes obras estruturais, que na opinião do gestor, fará da capital sergipana uma nova cidade. Ao ser indagado sobre o custo da execução dos projetos, contudo, o prefeito disse não saber “de cabeça”. “A minha conversa com Jaime foi a seguinte: você é um urbanista que é uma estrela no mundo, mas não vai projetar com os preços internacionais, afinal somos uma cidade do Nordeste, com outra realidade financeira. O preço foi muito aquém do que nós esperávamos”, garantiu.
Entre as obras anunciadas, estão as diretrizes para ocupação urbana do mosqueiro, a revitalização do Parque da Sementeira e ações para mobilidade urbana, com a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), uma das principais promessas da campanha do Democrata nas eleições de 2012. “O projeto fará com que Aracaju tenha um sistema de coletivos em nível excelente, vinculado ao transporte individual. A estrutura que faremos é global. Vamos fazer tudo de novo, pois o projeto da gestão anterior tinha dois equívocos, havia apenas quatro eixos, mas nós aumentamos o número para onze e não tinha acesso aos três municípios que estão ligados a capital umbilicalmente (Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros)“, explanou.
Sobre a perspectiva de conclusão, o prefeito, explicou que os projetos ainda estão passando pela análise do Ministério das Cidades. “As pessoas imaginam que uma obra dessas pode ser feita num instalar de dedos, mas não, ela requer um planejamento longo e cuidadoso. Essa semana, o secretario Luiz Durval (Infraestrutura) esteve lá para explicar os últimos detalhes. Acredito que em abril poderemos liberar a licitação”, afirmou.
As obras foram formatadas pela equipe de arquitetos do escritório de Jaime Lerner, arquiteto responsável pela implantação do sistema de transporte coletivo de Aracaju, no primeiro mandato do prefeito João Alves, e depois pela ampliação do sistema, quando foi feita a integração com toda a Grande Aracaju. “O projeto apresenta uma solução para mobilidade da cidade e também com novas perspectivas e novas maneiras de utilização, da região do mosqueiro, tonando a área acessível a todos. Além, do parque Augusto franco que vai ser uma referência no brasil. Eu orientei minha equipe a fazer tudo muito bem feito, porque sei que o João Alves vai fazer”, disse o urbanista.
Área de expansão
A região do Mosqueiro, conhecida como Zona de Expansão, e que equivale a, aproximadamente, 40% do território de Aracaju, será completamente modificada e a execução do projeto tornará o bairro modelo, pois atende os requisitos para que sejam construídas habitações, principalmente para a população de baixa renda e espaço reservados para a construção de escolas e hospitais. O ponto alto do projeto será a realização da grande obra de macrodrenagem, terminando definitivamente os transtornos causados pelas chuvas na região.
O projeto prevê a criação de canais e lagoas, fazendo um aproveitamento das áreas alagadas predominantes no local, que juntamente com as obras de drenagem, acabarão com problemas de alagamento que tanto perturbam os moradores.
Mobilidade Urbana
Aracaju foi a segunda cidade a implantar o sistema integrado de transporte coletivo. A capital contará com 10 corredores exclusivos para ônibus, sendo que cinco são para uso de veículos BRT. Pelo planejamento, os veículos utilizados no transporte, após a licitação, terão ar condicionado, serão articulados e com portas dos dois lados, facilitando, assim, o acesso dos passageiros, já que os abrigos serão colocados em pontos estratégicos nos dois lados das vias.
Os BRTs terão preferência no trânsito, com a sincronização dos sinais. Ou seja, quando um veículo se aproxima de um semáforo, este fecha de forma automatizada para a passagem dos ônibus, agilizando o transporte.
Parque da Sementeira
Os arquitetos do escritório Jaime Lerner apresentaram um projeto arrojado de requalificação do Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. O parque, que é frequentado pelos aracajuanos principalmente no começo da manhã e a partir do final da tarde, terá sua área melhor aproveitada com projetos que incluem praça sensorial, de sombras, dos cactos, área de contemplação, orquidário e muitos outros, tornando o local em um novo cartão postal para a cidade.
Outro ponto que chamará bastante atenção no Parque da Sementeira é a criação de uma área com arquitetura diferenciada e com uma passarela sobre a avenida Beira Mar. A estrutura que será construída irá abrigar parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e outros setores administrativos, transformará a paisagem do local.
*Com informações da AAN
Foto Principal: AAN


Novo texto foi enviado após diálogo com sindicatos e garante ajustes à proposta original

Especialistas apontam chantagem de Trump em sanções contra o Brasil


Texto será enviado à sanção presidencial

"Nenhum direito será retirado", diz prefeita ao ressaltar apoio de Sindicatos