Laércio Oliveira debate Pronatec na Frente Parlamentar da Educação
Política 17/04/2013 13h50 |
O deputado federal Laércio Oliveira participou, nesta quarta-feira 17, de reunião sobre o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação. Na oportunidade, ele agendou uma audiência com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio Oliveira, para discutir a qualificação dos trabalhadores de limpeza e vigilância.
O debate sobre o Pronatec fez parte de um ciclo de palestras da Frente Parlamentar para discutir os desafios do Brasil para a educação para os próximos anos.
De acordo com Laércio Oliveira, o Pronatec começou a ser implementado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Dois tipos de curso são oferecidos: técnico, para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano; e de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses. “Por meio da Bolsa-Formação, são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino de entidades do Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat)”, informou o parlamentar, que é vice-presidente da CNC (Confederação Nacional do Comercio, Serviços, de Bens e Turismo), entidade que inclui o Senac.
O deputado ajudou na formatação do Pronatec. À época, o programa aproveitou o texto do PL 1343/2011 de sua autoria. Agora os trabalhadores que requisitarem o seguro-desemprego três vezes num período de dez anos deverão fazer um curso de qualificação para ter direito a novo benefício.
O curso precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação e ter carga horária mínima de 160 horas. Se não houver um curso de formação profissional compatível com o perfil do trabalhador no município ou região metropolitana onde mora o beneficiário, o seguro-desemprego não será suspenso. O principal objetivo da sua proposta foi promover uma maior qualificação da mão de obra brasileira.


Conflito ocorreu durante votação para escolha da nova direção do partido

PED que escolheu as lideranças municipais e estaduais aconteceu neste domingo (6)

Bloco quer governança global da tecnologia liderada pela ONU

Presidente da Câmara declarou que narrativa de que Congresso protege ricos em detrimento dos pobres é falsa

O projeto prevê acordo individual escrito entre o empregador e o empregado, respeitada a legislação municipal