Mesários são presos por boca de urna na cidade de São Francisco (SE)
Segundo a polícia, eles tentavam influenciar o voto de eleitores dentro da seção eleitoral Política | Por F5 News 28/10/2018 17h00 - Atualizado em 28/10/2018 17h16 |Dois mesários foram presos por crime eleitoral, no início da tarde deste domingo (28), no município de São Francisco, Norte sergipano. De acordo com informações da polícia, os suspeitos tentaram influenciar o voto de eleitores que chegavam à seção.
De acordo com informações do delegado regional de Propriá, João Eduardo Dantas, um dos mesários usava o toque de chamada do celular com a música de um candidato à presidência para influenciar os eleitores e o outro fazia perguntas sobre em quem o eleitor iria votar, também tentando influenciar o voto.
Eles foram autuados por servidores da Justiça Eleitoral e encaminhados à Delegacia Regional de Propriá, para prestar esclarecimentos. Mas segundo o delegado, nessas eleições, a Polícia Civil está realizando plantões em todos os municípios, por isso, os presos foram mandados de volta para São Francisco para serem ouvidos pelo delegado plantonista Luiz Carlos Xavier.
Boca de urna
O assédio aos eleitores e a propaganda política nas proximidades dos locais de votação são proibidos pela Justiça Eleitoral (Art. 81 da Resolução nº 23.551/2017). Quem for flagrado fazendo boca de urna pode pegar de seis meses a um ano de detenção, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil.


Condenados podem recorrer da decisão

Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos

Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego

Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF

Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino