MPF pede a impugnação de 13 registros de candidatura em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2018
MPF pede a impugnação de 13 registros de candidatura em Sergipe
Candidatos a vice-governador, deputado e suplente de senador estão na relação
Política | Por Milton Alves Júnior 24/08/2018 12h50 - Atualizado em 24/08/2018 17h01 |


A Lei da Ficha Limpa resulta no pedido de impugnação de dez candidatos a cargo legislativo, ou executivo, no Estado de Sergipe. Outros três casos referem-se a desincompatibilizações e analfabetismo. A ação civil ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF/SE) junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) inclui os nomes de Rogério

Carvalho (PT), candidato ao Senado Federal, e de Ivan Leite (PRB), vice-governador pela coligação ‘Coragem para mudar Sergipe’.

De acordo com a Procuradoria Eleitoral em Sergipe, o presidente regional do Partido dos Trabalhadores é ‘ficha suja’ devido à condenação por improbidade administrativa em segundo grau quando foi secretário de Estado da Saúde de Sergipe no ano de 2007. Ivan Leite, vice de Eduardo Amorim, é apontado como ‘ficha suja’ por ter as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado quando foi prefeito do município sergipano de Estância.

A lista dos 13 nomes com pedido de impugnação apresenta ainda os registros de: Adalberto Mendes Neto (PT), candidato a deputado estadual – por desincompatibilização de cargo público fora do prazo eleitoral; Antônio Claudio Santos das Neves (PPL), suplente de senador, por desrespeito à Lei da Ficha Limpa; e Francisco Sérgio Matos (PMN), deputado estadual, também com base na Lei da Ficha Limpa.

O relatório segue com os nomes de: Ildomário Santos Gomes (Rede), candidato a suplente de senador, por desincompatibilização da presidência da Associação dos Militares de Sergipe; José Aguinaldo Cunha (PR), suplente de senador, por desrespeito à Lei da Ficha Limpa; José Luiz da Mota – popular ‘Luizão Dona Trump’ (PSL), candidato a deputado federal, por condenação criminal julgado por homicídio;

Goretti Reis (PSD), candidata à reeleição para o cargo de deputada estadual, por ter as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União; Luiz Santana de Carvalho (Podemos), deputado estadual, pela Ficha Limpa; Arivaldo de Resende – popular Vardo da Lotérica (PTB), deputado estadual, por suspeita de analfabetismo; e Luciano Bispo (PSD), candidato à reeleição para o cargo de deputada estadual, por "enriquecimento ilícito / ficha suja".

A relação apresentada nesta manhã pelo MPF completa com Manoel Messias Sukita Santos (PTC), candidato a deputado federal, apontado por ser ficha suja nos seguintes casos: condenação criminal transitada em julgado; condenação criminal em segundo grau; e condenação por improbidade administrativa após ter as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado.

“Todos os nomes citados já foram notificados sobre a decisão do MPF e terão que apresentar as respectivas explicações caso desejem reverter o quadro de inelegibilidade. O nosso trabalho tipo pente fino permanece,

mas esta lista não deve apresentar daqui pra frente grandes alterações e inclusão de novos nomes”, disse Eunice Dantas, procuradora regional eleitoral.

No caso específico de Ivan Leite, caso a coligação ‘Coragem para mudar Sergipe’ não altere o cenário atual, ou mude o candidato a vice-governador, a composição de candidatura ao Governo de Sergipe pode ser anulada. “Esses imposições estão presentes na legislação nacional eleitoral. Todos, inclusive Ivan Leite, devem regularizar essa situação com até 20 dias que antecedem a eleição”, afirmou Eunice.

O Portal F5 News está à disposição de todos os candidatos citados através do email jornalismo@f5news.com.br. 

Mais Notícias de Política
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF
Gustavo Moreno/STF
11/09/2025  15h55 STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado