Nitinho antecipa eleição para mesa diretora da Câmara de Aracaju
Política 09/08/2017 13h30 - Atualizado em 09/08/2017 18h42 |Por F5 News
A eleição do biênio 2019/2020 para a mesa diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi antecipada para quinta-feira (10). A informação foi anunciada pelo atual presidente, Josenito Vitale (PSD), Nitinho, em sessão nesta quarta-feira (9). A previsão, segundo a assessoria de comunicação da Casa, é que a votação aconteça às 10h.
A eleição para a presidência da Câmara só deveria acontecer em dezembro de 2018, conforme Regimento interno anterior. Os vereadores disseram que foram pegos de surpresa com a notícia e não entenderam o que teria motivado a antecipação. Nitinho preferiu não falar com a imprensa.
Em conversa de bastidores entre os vereadores, a informação é de que Nitinho estava prestes a entregar o cargo por estar sofrendo pressão do Executivo em relação à CPI do Lixo. Outros acreditam que essa seria uma manobra do vereador para permanecer na liderança da Casa por mais anos e dar mais autonomia a sua presidência.
Para o líder da oposição, Elber Batalha (PSB), a antecipação da eleição é um artifício que deve ser extinto. O precedente foi aberto na legislatura passada e possibilita que o presidente, em qualquer momento do seu primeiro mandato, antecipe a votação para a mesa diretora.
“No regime anterior a eleição seria no mês de dezembro do último ano do biênio. Isso vai interferir com que ele permaneça na presidência durante todos os quatro anos dessa legislatura. Até amanha vão haver muitos debates sobre essa situação. Estamos estudando um novo regimento da Casa que virá à votação ainda esse semestre, temos que acabar com essa possibilidade de antecipação”, disse o parlamentar em entrevista à TV Atalaia.
Isac Silveira (PCdoB), da base governista, mas que integra um grupo considerado independente, compartilha do mesmo raciocínio e entende que este não seria o melhor momento. “O presidente avaliou que seria o melhor momento, mas nós entendemos que é preciso deixar o Parlamento demonstrar mais suas ações”, aponta o vereador.
Foto: arquivo CMA


Comissão do Senado autorizou investigação sobre a estatal, relatada por Flávio Bolsonaro e proposta por Damares Alves, após prejuízo bilionário dos Correios

Julgamento da trama golpista entrou no segundo dia, nesta quarta

Sociedade pode enviar sugestões até 30 de setembro e ajudar na definição das prioridades de fiscalização

Senadores aprovam Código de Defesa dos Contribuintes

Gestor afirma que território sempre pertenceu a São Cristóvão e cita decisão do TRF-5