Oposição consegue assinaturas para instalação da CPMI do Banco Master
A tentativa de instalação da CPMI é encabeçada pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Decisão depende do presidente do Congresso Política | Por Metrópoles 31/12/2025 11h33 |A oposição no Congresso Nacional coletou, nessa quarta-feira (31), o número necessário de assinaturas no requerimento que pede a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) contra o Banco Master.
No total, 28 senadores e 177 deputados federais declararam apoio à iniciativa encabeçada pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Para ser instalada, porém, a comissão deve ser oficializada pelo presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
O caso ganhou força entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após a veiculação da suposta relação entre o Master, que foi liquidado pelo Banco Central acusado de fraudes, e escritório de advocacia da esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O escritório Barci de Moraes Advogados foi contratado pelo banco de Daniel Vorcaro por R$ 129 milhões. O montante seria pago em 36 meses, a partir do início de 2024, ou seja, o banco pagaria, por mês, R$ 3,6 milhões ao escritório chefiado por Viviane Barci de Moraes.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
