Parlamentares aracajuanos seguem em maioria desde 1986 na Alese | F5 News - Sergipe Atualizado

Parlamentares aracajuanos seguem em maioria desde 1986 na Alese
Dos 24 eleitos, 14 possuem residência fixa na capital sergipana
Política | Por Milton Alves Júnior 08/10/2018 17h34 - Atualizado em 08/10/2018 19h55 |


Finalizada a contabilidade dos votos válidos no Estado de Sergipe, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializa Aracaju como a cidade sergipana com o maior número de deputados estaduais eleitos. Conforme ocorre desde o final do processo de redemocratização do Brasil, e do reinício do povo nas urnas - na segunda metade dos anos 80 -, a capital sergipana segue liderando o ranking de parlamentares com sucesso nas urnas.

Este ano, das 24 vagas disponíveis, foram 14 com êxito, sendo cinco eleitos pela primeira vez; uma representatividade

superior a 60%. Foram eles: Iran Barbosa (PT), Dr. Vanderbal (PSC), Francisco Gualberto (PT), Garibalde Mendonça (MDB), Kitty Lima (REDE), Capitão Samuel (PSC), Luciano Pimentel (PSB), Maísa Mitidieri (PSD), Jeferson Andrade (PSD), Gilmar Carvalho (PSC), Zezinho Guimarães (MDB), Zezinho Sobral (PODE), Georgeo Passos (REDE), e Rodrigo Valadares (PTB).

Em segundo nessa lista surge o município de Itabaiana com três representantes; em 2014 foram dois. São eles: Talyson Barbosa Costa (PR) – o Talyson de Valmir, filho do prefeito Valmir de Francisquinho; Maria Mendonça (PSDB), e Luciano Bispo (MDB). Em segundo surgem os municípios de Lagarto, com Goretti Reis (PSD), e Ibrain Monteiro (PSC); e Tobias Barreto, com Dilson de Agripino (PPS) e Diná Almeida (Avante).

Com um representante cada surgem as cidades de: Barra dos Coqueiros – Adailton Martins (PSD);  Nossa Senhora da Glória – Janier Mota (PR); e Nossa Senhora do Socorro – Dr. Samuel Carvalho (PPS).

De acordo com checagem estatística realizada pelo F5 NEWS, juntos, estes 24 deputados estaduais eleitos conquistaram 596.964 votos. Esse número beira a casa dos 50% de todo eleitorado sergipano que compareceu às urnas neste domingo (07).

Abstenção - Sergipe possui 1.562.627 aptos para votar, mas 297.770 optaram por se abster. Com isso, o número de votos válidos neste primeiro turno foi de: 1.264.857.

Entre os estados do Nordeste, Sergipe foi o terceiro da região com o maior número de abstenções – Alagoas registrou 22,6% e Bahia 20,7%.

Renovação – Ao contrário do que muitos eleitores e os próprios parlamentares acreditavam, o índice de renovação do quadro foi de exatos 50%, ou seja, metade dos nomes para a próxima legislatura é formada pelos novatos: Talyson Barbosa, Maísa Mitidieri, Rodrigo Valadares, Adailton Martins, e Diná Almeida.

Há também aqueles com algum índice de experiência legislativa, ou executiva: Kitty Lima e Iran Barbosa – vereadores por Aracaju, Ibrain Monteiro – vereador pela cidade de Lagarto, Samuel Carvalho – vereador por Nossa Senhora do Socorro, Janier Mota – ex-vice-prefeita de Itabaianinha, e Dilson de Agripino ex-prefeito do município de Tobias Barreto.

Zezinho Sobral,  apesar de não ter antes ocupado mandato legislativo, é conhecido em Sergipe por ter ocupado os cargos de secretário de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), e secretário de Estado da Saúde.

Mais Notícias de Política
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF
Gustavo Moreno/STF
11/09/2025  15h55 STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado