Parlamentares cobram melhorias no abastecimento de água em Sergipe
Alese discute queixas da população sobre falta d’água e cobranças indevidas Política | Por F5News 15/07/2025 15h32 |A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizou, nesta terça-feira (15), uma Sessão Especial para discutir os serviços da empresa Iguá, responsável pela distribuição de água e o tratamento de esgoto em parte do estado.
A iniciativa foi do deputado estadual Chico do Correio (PT), que destacou a importância do diálogo direto entre a concessionária, o parlamento e a sociedade.
Durante a sessão, parlamentares apontaram diversas reclamações da população, como a recorrente falta de água, principalmente em comunidades ribeirinhas, vazamentos frequentes e cobranças de taxas de esgoto em locais onde o serviço ainda não está disponível.
“É injustificável que pessoas que vivem às margens dos rios convivam com a falta de água”, afirmou a deputada Linda Brasil (PSOL).
O diretor-presidente da Iguá Sergipe, Fernando Vieira, apresentou um balanço dos primeiros 100 dias da operação plena da empresa, iniciada em maio de 2025. Segundo ele, já foram investidos mais de R$ 100 milhões nesse período inicial e o plano prevê um total de R$ 6 bilhões ao longo do contrato de concessão de 35 anos. “É fundamental praticar a transparência e escutar a sociedade para aprimorar os serviços prestados”, disse.
Mesmo com os investimentos anunciados, parlamentares como Georgeo Passos (Cidadania) e Maísa Mitidieri (PSD) cobraram clareza sobre prazos, reajustes tarifários e a efetividade das ações realizadas. “Precisamos saber se a água fornecida pela Deso está sendo suficiente e se houve aumento de tarifas”, questionou Passos.
A Iguá Sergipe assumiu a concessão parcial dos serviços de saneamento no estado, com metas alinhadas ao Marco Legal do Saneamento, que prevê universalização do acesso à água potável e esgotamento sanitário até 2033. A empresa deve atender mais de 2 milhões de sergipanos ao longo das próximas décadas.
A sessão contou ainda com a presença dos deputados Kaká Santos, Luizão Donatrampi, Marcelo Sobral, Lidiane Lucena e Kitty Lima, que reforçaram a necessidade de soluções urgentes para os problemas relatados pela população.





