Passageiro do transporte coletivo em Aracaju poderá descer fora do ponto
Projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores Política 05/09/2017 16h42 - Atualizado em 05/09/2017 21h44 |Por F5 News
Os motoristas do transporte coletivo de Aracaju estão autorizados a parar fora do ponto. O Projeto de Lei que tinha sido vetado pelo prefeito Edvaldo Nogueira foi aprovado nesta terça-feira (05), na Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), por 17 votos favoráveis e quatro contrários. O PL nº 223/2015 assegura o desembarque de passageiros durante o fim da noite e madrugada nos dias úteis, feriados e finais de semana, em qualquer lugar do trajeto.
Para o vereador Anderson de Tuca, autor do projeto, essa é uma conquista dos milhares de aracajuanos que utilizam o transporte público diariamente. “Mais uma vitória para a nossa população que tanto sofre com a violência. Não tenho dúvida que essa iniciativa vai inibir a ação dos criminosos. A partir de agora, o passageiro vai ter a liberdade de desembarcar em lugares iluminados mesmo que não haja parada regulamentada”, afirmou.
O vereador fez questão de ressaltar que o projeto determina apenas o desembarque dos usuários em paradas aleatórias, e não vai alterar o itinerário das linhas de ônibus nem onerar os cofres públicos. “É importante frisar que o objetivo do PL é contribuir com a segurança dos passageiros, em especial das mulheres, que são mais vulneráveis. Essa atitude não vai interferir no itinerário que os ônibus possuem e muito menos gerar custos para o município”, declarou.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) avaliou que a medida compromete o tempo de viagem e segurança no transporte. "Quando os pontos de parada do transporte coletivo passam a ser aleatórios, o tempo de viagem das linhas deve sofrer um considerável aumento e a regularidade nos pontos de paradas previamente estabelecidos será comprometida, gerando também atrasados. Além disso, o ônibus e, consequentemente, os passageiros estarão expostos ao risco de insegurança, haja vista que a parada aleatória nas vias foge do índice de segurança preventiva considerado na delimitação dos pontos fixo", afirmou.


Edital deve ser publicado até outubro e prevê vagas e cadastro reserva

Defesa da chapa buscará reverter decisão nas Cortes Eleitorais

Comissão pede a abertura de sigilo sobre as pessoas que atuavam em nome do Sindnapi

Projeto cria o IMFC, valoriza auditores e aposentados e amplia progressão na Sefaz

Deputado Fernando Coelho Filho apresentou ajustes no seu relatório