População já pode votar no plebiscito para reforma do sistema político | F5 News - Sergipe Atualizado

População já pode votar no plebiscito para reforma do sistema político
Votação segue até domingo (7), em todos os municípios sergipanos
Política 01/09/2014 12h55 |


Por Aline Aragão

De 1º e 7 de setembro, durante a Semana da Pátria, a população sergipana poderá se juntar ao movimento nacional por uma constituinte exclusiva e soberana para reformar o sistema político brasileiro. Todo cidadão poderá participar do plebiscito e votar se é a favor ou não dessa reforma. O plebiscito popular foi organizado por diversas entidades que objetivam aperfeiçoar as instituições políticas do país.

Segundo o vice-presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT), Roberto Silva (foto ao lado), 95% do Congresso brasileiro está representando as grandes empresas e pelos latifundiários, ou seja, o povo não está representado. “Entendemos que o sistema político atual está centrado ainda no modelo da ditadura militar e precisa ser completamente reformulado para dar oportunidades a todos que queiram concorrer a um processo eleitoral, e que se prevaleça não o poder econômico, mas as propostas que os candidatos apresentam à sociedade”, afirmou.

Os movimentos sociais esperam que a maioria da população em todo país responda favoravelmente ao plebiscito. Se o resultado for alcançado, o próximo passo será pressionar as autoridades para que a proposta se concretize. Em Sergipe, foram espalhadas cerca de mil urnas por todos os 75 municípios.

As urnas ficarão disponíveis em escolas, igrejas, praças e mercados e o objetivo é alcançar um maior número de participantes. Para votar é necessário que a pessoa atenda aos requisitos da legislação eleitoral. Ou seja: ter mais de 16 anos de idade e possuir título de eleitor. A votação é simples, basta apresentar o documento de identificação - RG, Título ou CPF, e responder em uma cédula, sim ou não à seguinte pergunta: “Você é a favor da convocação de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”, e depositar na urna.

A Coordenação estadual ficará responsável pela apuração dos votos e por enviar esse resultado e também as cédulas para a coordenação nacional. Acredita-se que na próxima segunda feira já se tenha o resultado do plebiscito em Sergipe.

A Cáritas Brasileira, entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, também apoia o movimento. Segundo a voluntária Leilane Cunha (foto ao lado), a entidade reconhece o plebiscito como uma ferramenta de estímulo à participação popular e à democracia direta.

Leilane diz também que desde dezembro do ano passado a entidade vem promovendo cursos de formação, debates, reuniões e encontros diversos em todo estado, com o objetivo de esclarecer o funcionamento do sistema político e eleitoral, e mostrar os entraves que existem na política, a exemplo do financiamento privado das campanhas, que vincula a gestão a grandes empresas e não às necessidades do povo.

“A Cáritas vem estimulando algumas paróquias a trazer os seus fieis para participar da vida política, a se preocupar e se interessar pala política em si, a fim de que juntos possamos construir algo melhor para todos”, disse.

Outras ações

Amanhã (02), várias entidades vão realizar no calçadão da João Pessoa, no Centro de Aracaju, em frente à Superintendência Regional do Trabalho, um estande para coleta de voto. “A ideia é fazer esse diálogo com a população e mostrar a importância de votar. Até o dia (07), serão realizadas várias ações como essa e vamos encerrar com o Grito dos Excluídos, que é uma grande manifestação popular”, disse Roberto.

 

Fotos: Aline Aragão

Mais Notícias de Política
ASCOM SMTT
14/07/2025  15h00 CI vota regulamentação da transferência dos direitos de exploração de táxi
O senador Weverton, autor do projeto, diz que a iniciativa tem o objetivo de oferecer segurança jurídica aos taxistas e suas famílias
reprodução/redes sociais
14/07/2025  14h47 Prefeitura de Aracaju vai à Justiça contra Arthur do Val por falas xenofóbicas
Município pedirá reparação por danos morais coletivos e adotará medidas criminais
Ronald Almeida/Divulgação
11/07/2025  19h22 Aracaju: Emília sanciona reforma da Previdência e reajuste salarial
Nova lei garante 3% de aumento, cria concurso para o AjuPrev e nomeia conselheiros
Luanna Pinheiro/CMA
10/07/2025  16h16 Vereadores aprovam por unanimidade reforma da previdência em Aracaju
Novo texto foi enviado após diálogo com sindicatos e garante ajustes à proposta original
Freepik
10/07/2025  06h00 Tarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicos
Especialistas apontam chantagem de Trump em sanções contra o Brasil

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado