Posse de Susana Azevedo como conselheira lota o pleno do TCE | F5 News - Sergipe Atualizado

Posse de Susana Azevedo como conselheira lota o pleno do TCE
Política 25/02/2014 12h54 |


Por Fernanda Araujo

A ex-deputada estadual Susana Azevedo (PSC)(foto principal) tomou posse no cargo de conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe no final da manhã desta terça-feira (25). O decreto foi assinado pelo governador Jackson Barreto na sexta-feira (21) e a nomeação publicada ontem no Diário Oficial do Estado, cumprindo a decisão mais recente do Supremo Tribunal Federal (STF) e derrubando a liminar do Tribunal de Justiça de Sergipe que impedia a nomeação. Ela renunciou ontem ao cargo de deputada e no lugar dela assume o deputado Gilmar Carvalho.

Em sessão especial conduzida pelo presidente do TCE, Carlos Pinna de Assis, na sala do pleno da Corte de Contas, Susana Azevedo recebeu do pai, Tertuliano Azevedo, que foi conselheiro do Tribunal de Contas nas décadas de 80 e 90, o colar do mérito Gumercindo Bessa. Ela vai ocupar a vaga da conselheira Maria Isabel Nabuco D’Ávila (foto abaixo), que se aposentou em fevereiro de 2012 por completar 70 anos de idade, deixando a vaga em aberto. 

A

solenidade teve a presença de várias autoridades do Estado, como o governador Jackson Barreto e o vice-prefeito José Carlos Machado, representando o prefeito João Alves Filho. “É um momento histórico para a vida pública da ex-deputada. Ela tem uma história política muito bonita e com certeza é um momento especial. O pai dela já passou por aqui, quis o destino e o povo de Sergipe que ela também passasse por aqui. Desejo a ela uma boa missão, que possa contribuir com o nosso Estado e com o nosso país”, disse o senador Eduardo Amorim.

A conselheira aposentada Maria Isabel Nabuco disse estar feliz pela escolha. “Ela é uma mulher de

valor, uma grande amiga. Desde 1996, quando fui para a Secretaria da Administração, ela teve uma propositura da medalha do mérito parlamentar e eu fiquei muito feliz. Fui a primeira mulher a ocupar esta Corte de Contas e minha substituição por outra mulher é maravilhoso”, disse.

O pai de Susana, Tertuliano Azevedo, não escondia o orgulho. “Fui presidente dessa Corte, onde passei mais de 15 anos, então, ter uma filha neste lugar é uma honra para mim. Ela saiu vitoriosa, ganhou nos votos e tinha que ganhar também no Judiciário”, disse.

O cargo é para o biênio 2014/15, onde a conselheira estará à frente da 1ª Área de Controle e Inspeção, responsável por unidades gestoras como as prefeituras de Capela, Divina Pastora, Laranjeiras, Porto da Folha, Riachuelo e Feira Nova, entre outras. Irá compor também a Segunda Câmara, presidida pelo conselheiro Ulices Andrade e também integrada pelo conselheiro Carlos Alberto Sobral de

Souza.  “Estou emocionada, um turbilhão de ansiedade, alegria e agradecimento. Vou aplicar a justiça com verdade. Tive sete mandatos parlamentar ininterruptos, soube passar obstáculos e tabus contra a mulher, encerro a caminhada parlamentar com a sensação de dever cumprido”, disse a nova conselheira, destacando que a dedicação do pai no exercício público foi a motivação para que ela entrasse na política.

Polêmica

Susana Azevedo é graduada em Direito, foi indicada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e disputou o cargo com o hoje secretário estadual da Educação, Belivaldo Chagas (PSB). São sete conselheiros e quatro são indicados pela Alese. Ela venceu todas as disputas contra o secretário, que recorreu à Justiça diversas vezes, por entender que houve problemas no processo de votação. No entanto, sob decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ministro Ricardo Lewandowski, houve a nomeação da deputada ao cargo. Apesar de o secretário ter entrado com ação neste domingo, Susana Azevedo disse estar tranquila e confiante, tendo em vista que o Ministério Público Federal já se pronunciou favorável a ela.

Breve histórico

Susana Azevedo na vida pública exerceu sete mandatos legislativos, sendo dois consecutivos de vereadora no município de Aracaju e cinco consecutivos de deputada estadual. Foi ainda secretária chefe da Casa Civil no Governo de Antônio Carlos Valadares (1989 a 1991) e secretária de Governo do Município de Aracaju no Governo do prefeito João Augusto Gama (1998 a 1999).

Fotos: Fernanda Araujo

Mais Notícias de Política
Divulgação
09/07/2025  15h26 Senado aprova PL de Laércio que garante mamografia a partir dos 30 anos
O projeto dá prioridade a mulheres consideradas de alto risco para o desenvolvimento da doença
Emília durante reunião com Sindicatos. Foto: Ronald Almeida/PMA
09/07/2025  14h45 "Não se governa com discurso fácil", diz Emília sobre reforma da Previdência
Prefeita defende compensação salarial para reduzir impacto nos servidores
reprodução/redes sociais
07/07/2025  10h43 Fiscal de eleição do PT registra agressão durante votação interna em Aracaju
Conflito ocorreu durante votação para escolha da nova direção do partido
Assessoria de Comunicação
07/07/2025  09h52 Rogério é eleito presidente do PT em Sergipe e diz que partido voltará a ser referência
PED que escolheu as lideranças municipais e estaduais aconteceu neste domingo (6)
Fernando Frazão/Agência Brasil
06/07/2025  23h05 Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia
Bloco quer governança global da tecnologia liderada pela ONU

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado