Reunião define agenda de ações no combate à violência contra a mulher
Política 19/02/2015 17h11 |O vereador Iran Barbosa, do PT, participou, na manhã desta quinta-feira (19), da reunião com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Aracaju, que estiveram na Câmara de Vereadores da Capital para discutir, entre outros temas, a formalização da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher.
O petista, junto com o vereador Dr. Emerson (PT), que também participou da reunião, ouviu da presidente do CMDM, a advogada Adélia Moreira Pessoa, a agenda de ações do conselho para a Semana Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher, prevista para acontecer de 8 a 15 de março deste ano.
Na ocasião, Iran Barbosa apresentou ao grupo uma proposta de Projeto de Resolução criando formalmente a Frente Parlamentar e regulamentando o seu funcionamento efetivo, já que a mesma foi apenas constituída por ato normativo da mesa diretora da Casa. A proposta foi bem recebida e será levada para a próxima reunião da CMDM, marcada para o dia 25/2, para ser apreciada e receber possíveis emendas contributivas.
Ficou estabelecido, ainda, que os integrantes da Frente – além de Iran Barbosa e Dr. Emerson, o Pastor Roberto Morais também faz parte – apresentarão o PR e buscarão negociar com a presidência da Casa a sua tramitação em regime de urgência, a fim de que possa ser aprovado durante a Semana de Combate à Violência Contra a Mulher. “Será, com certeza, um grande presente a todas as mulheres aracajuanas, já que a Frente será um espaço permanente para estarmos reforçando a luta contra esse tipo de violência”, afirmou Iran.
Projeto importante
O vereador Iran Barbosa aproveitou para apresentar às representantes do CMDM o conteúdo do Projeto de Lei de sua autoria que estabelece as diretrizes para a Política Municipal de Prevenção e Controle da Violência Contra as Mulheres e para a Política Municipal de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. O PL foi rejeitado ainda na Comissão de Justiça e Redação em duas ocasiões, em 2013 e 2014, sob a alegação de que cria despesas para o município.
“Mas não cria, porque, na verdade, o PL apenas estabelece as diretrizes para uma política municipal que uma lei nacional já exige”, explicou Iran. A tese também encontrou o apoio da advogada Adélia Pessoa.
“Certamente esse projeto não cria qualquer despesa para o Executivo, já que a lei faria uma interconexão com políticas que já existem no Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e no Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A aprovação desse PL tem que ser uma prioridade. Seria fundamental para nós”, reforçou Adélia.
O parlamentar vai reapresentar o PL este ano e espera contar com o apoio da CMDM para pressionar os vereadores da Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal a aprová-lo, para que possa ir a plenário.
No dia 24 de março, a Câmara Municipal de Aracaju irá realizar uma Tribuna Livre para discutir as políticas e ações de enfrentamento à violência contra as mulheres. Ficou estabelecido na reunião que no mesmo dia será realizado ato de instalação oficial da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher.
Fonte: Assessoria de Comunicação


A mudança ocorre devido ao início da reforma estrutural do Centro Administrativo

Emília Corrêa defende garantias individuais

Recursos fortalecem saúde, esporte, infraestrutura em dezenas de municípios

Ele afirmou que nunca pensou em sair do país ou se asilar em embaixada

Padilha inaugura serviços no HAIL, entrega ambulâncias e visita obras do Hospital do Câncer