Saúde:TCE identifica mais municípios com atenção básica de má qualidade | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde:TCE identifica mais municípios com atenção básica de má qualidade
Política 01/08/2016 18h30 |


Os municípios de Canhoba, Itabi, Japaratuba, Santa Rosa de Lima e Santana do São Francisco passarão por auditoria operacional do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no quesito Atenção Básica. As localidades se somam a outras 26 que também serão auditadas por decisão do Pleno após apresentarem resultados insatisfatórios em análise preliminar. 

A nova leva de municípios integra a 3ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI), que tem à frente o conselheiro Luiz Augusto Carvalho Ribeiro. Na sessão plenária da última quinta-feira (28), o conselheiro apresentou diagnóstico situacional da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (DCEOS) acerca das ações governamentais nesses municípios.

Após analisar itens relacionados à alocação de recursos para a área da Saúde, cobertura de exames, internações e o combate ao Aedes Aegypti, a conclusão foi de que os municípios não estão permitindo o acesso da população a serviços de qualidade. No âmbito da 3ª CCI, a exceção foi o município de Barra dos Coqueiros, que apresentou o melhor desempenho.

Os relatórios preliminares sobre a Atenção Básica nos municípios sergipanos vêm sendo elaborados pelas analistas de controle externo da DCEOS, Aline dos Santos Lima, Rosiane Azevedo Cerqueira e Vanessa Reis Seixas, tendo como parâmetro as despesas efetivadas pelos fundos municipais de saúde no período de 2014 e 2015.

Ainda com base nesses levantamentos, os conselheiros Carlos Alberto Sobral e Angélica Guimarães também já haviam aprovado a realização de auditorias operacionais nos municípios que integram suas áreas de atuação. 

A auditoria avaliará situações como as condições de funcionamento das unidades; o quantitativo de servidores, a carga horária, escala de trabalho e produção individual; aquisição, distribuição, estoque e descarte de medicamentos e materiais médico-hospitalares; e os indicadores de saúde previstos no pacto pela vida.

Até o momento já foram confirmadas auditorias nos seguintes municípios: Campo do Brito, Carmópolis, Cristinápolis, Estância, General Maynard, Indiaroba, Maruim, Malhador, Pacatuba, Rosário do Catete, São Cristóvão, Santo Amaro das Brotas, Santa Luzia do Itanhy, Umbaúba, Capela, Feira Nova, Gararu, Laranjeiras, Malhada dos Bois, Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, Graccho Cardoso, Divina Pastora, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo e Siriri.

Fonte: Tribunal de Contas de Sergipe
 

Mais Notícias de Política
Marcelo Camargo/Agência Brasil
17/08/2025  09h59 “Adultização”: entenda projeto que pode ter urgência votada na Câmara
Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
15/08/2025  17h49 Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias
Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma
Reprodução/CNN
15/08/2025  15h48 Trump e Putin desembarcam no Alasca para discutir guerra na Ucrânia
Eles se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e relação EUA-Rússia
 Vinicius Schmidt/Metrópoles
15/08/2025  14h33 Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo
No total, foram quatro representações: três do PT e uma do PSol
Luanna Pinheiro / CMA
15/08/2025  11h14 Câmara de Aracaju marca reuniões das CPIs da SMTT e do Natal Iluminado
Encontros acontecerão na próxima segunda (18) e na quarta-feira (13)

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado