Sukita atrasa chegada à PF e deve passar final de semana em delegacia | F5 News - Sergipe Atualizado

Sukita atrasa chegada à PF e deve passar final de semana em delegacia
Ex-prefeito realiza caminhada e se despede do povo de Capela antes de seguir para prisão
Política | Por Aline Aragão 15/09/2018 05h49 - Atualizado em 15/09/2018 09h52 |


O ex-prefeito de Capela Manoel Messias Sukita se apresentou no inicio da noite desta sexta-feira (14), na sede da Polícia Federal (PF) em Aracaju (SE), em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela juíza Andréa Caldas de Souza Liza, juíza eleitoral da 5ª Zona de Capela. Sukita foi condenado a 13 anos e nove meses de prisão por corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e autorização de despesas não previstas em lei. 

A repercussão em torno da prisão do ex-prefeito acabou virando um ato político. Sukita chegou a dizer no começo da manhã que sairia de Capela a pé até a sede da PF, o que atraiu uma multidão, mas o percurso acabou sendo feito de carro. Durante toda manhã o ex-prefeito recebeu lideranças políticas e apoiadores em sua residência. Em seguida realizou uma caminhada pelas ruas da cidade, tudo registrado nas redes sociais dele e de amigos.

Durante a caminhada, Sukita foi abraçado por moradores de Capela;  emocionado e chorando muito, chegou a se ajoelhar e rezar algumas vezes. Em um dos discursos, ele pede ao povo que cuide da campanha e diz que a prisão tem motivação política. O ex-prefeito tenta uma vaga na Câmara Federal no pleito desse ano, mas teve o registro de candidatura impugnado.

“Meus amigos, eu peço a vocês que tomem conta da eleição. Ajudem a nossa campanha a não sair das ruas. A política está me prendendo novamente, mas quem vai me soltar é o voto de vocês... Eu quero que vocês saibam a maturidade que eu preciso ter nesse momento. O que foi que nós fizemos para Capela sofrer desse jeito. O que foi que eu fiz para merecer passar por isso? Eu recebo isso como uma covardia muito grande dos nossos adversários. Respeito o poder judiciário, mas saio daqui extremamente entristecido. Tem 6 anos que é só de sofrimento e traição, então eu preciso muito desse mandato”, desabafa.

A assessoria de comunicação da PF sinalizou que aguarda Manoel Sukita na sede do órgão. "Estamos aguardando, assim que ele chegar iremos emitir uma nota avisando. E se ele não chegar também”.

A previsão era de que Sukita chegasse a PF por volta das 15h30, depois dos trâmites necessários seria levado ao Instituto Médico Legal (IML), para exames de corpo de delito, em seguida conduzido ao Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no Bairro Santa Maria, em Aracaju. Mas o prazo para que o ex-prefeito se entregasse encerrou às 17h. Com isso, depois de se apresentar na PF, ele deve ser conduzido a uma delegacia na capital e somente na segunda-feira passará por exames e seguirá para o presídio.

 

Mais Notícias de Política
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF
Gustavo Moreno/STF
11/09/2025  15h55 STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado