Sukita tem direito político cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral
Nome de Sukita continua na urna eletrônica, mas votos não serão válidos Política | Por F5 News 06/10/2018 13h00 - Atualizado em 06/10/2018 14h00 |O ex-prefeito de Capela (SE) Manoel Sukita, preso desde o dia 14 de setembro pela Polícia Federal, teve o direito político cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão do TSE foi proferida nesta sexta-feira (5) em último recurso, pelo ministro Luiz Edson Fachin.
Sukita está preso no Presídio Regional Senador Leite Neto, em Nossa Senhora da Glória, após ser transferido do Compajaf, em Aracaju, condenado a 13 anos e nove meses de prisão por corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e autorização de despesas não previstas em lei. A defesa, que alega inocência, recorreu da decisão de prisão impetrando habeas corpus para o TSE, mas foi negado.
Através da sentença do recurso ordinário, Sukita teve perda de direitos e não poderá concorrer ao cargo de deputado federal. Ao se entregar à PF, Sukita chegou a afirmar que seria votado “preso ou solto”. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o nome e a foto dele ainda constam na urna eletrônica, no entanto, conforme a decisão, os votos de Sukita não serão válidos.
A decisão do TSE em indeferir o registro de candidatura é em última instância, ou seja, o ex-prefeito não terá mais para onde recorrer. A sentença também proíbe qualquer ato de campanha favorável a Sukita.
Os atos ilícitos, conforme o Poder Judiciário, teriam sido praticados na eleição de 2012 quando ele ainda era gestor do município sergipano. No dia 13 do mês passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) manteve a impugnação da candidatura e aplicação de multa.


Condenados podem recorrer da decisão

Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos

Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego

Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF

Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino