Tratamento Psiquiátrico será discutido em audiência na Alese | F5 News - Sergipe Atualizado

Tratamento Psiquiátrico será discutido em audiência na Alese
Política 28/09/2017 10h14 |


Por iniciativa do deputado Luciano Bispo (PMDB), será realizada na próxima sexta-feira (28) no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma audiência pública em virtude do Setembro Amarelo, mês de Prevenção ao Suicídio. Um dos palestrantes, o psiquiatra Bruno Rêgo irá destacar a importância de se procurar um profissional qualificado aos primeiros sinais que podem levar o indivíduo a tirar a própria vida.

“A audiência pública proposta pelo deputado Luciano Bispo tem por objetivo falarmos sobre prevenção do suicídio. Esse mês, a Sociedade de Psiquiatria junto com o Conselho Federal de Medicina lançou uma campanha chamada de Setembro Amarelo, com a adesão de diversas entidades desde 2014, com o objetivo de tentarmos diminuir os alarmantes índices que temos de suicídio no país”, esclarece.

Bruno Rêgo lembrou que no Brasil dados mais recentes mostram que são 11 mil mortes por suicídio.

“Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que 96,2% dessas pessoas que cometem o suicídio, padeciam de transtorno psiquiátrico na vigência do ato e normalmente essas pessoas não chegam ao serviço, não são atendidas. Outro dado alarmante: 80% dessas pessoas cometeram suicídio até 30 dias antes do ato, tiveram contato com profissional de uma outra especialidade que não a psiquiátrica, porque as pessoas relutam muito em buscar um psiquiatra e assumir uma patologia psiquiátrica. A gente tem preconceito e estigma em todos os níveis, desde o paciente que reluta em ir para o psiquiatra como os familiares têm preconceito, os colegas de trabalho. Isso faz com que as pessoas não busquem os serviços e não sejam tratadas”, ressalta.

Riscos

O psiquiatra destacou ainda que, os índices são crescentes em todo o país. “Porque os índices são crescentes? Porque é sabido que depois que um familiar comete suicídio, o risco de outro familiar cometer suicídio é três vezes maior. Então, quanto mais tiver, pressupõe-se que mais terão. Tem mais que imediatamente após a morte do filho, passa a vivenciar o suicídio imediatamente. Há uma expectativa de que se não for feito nada, que os índices cada vez aumentem mais e a gente fique perdendo muitas vidas”, enfatiza.

Fonte: Agência de Notícias Alese

Mais Notícias de Política
Igor Matias/ASN
05/09/2025  19h23 Governo de Sergipe autoriza concurso para professores da rede estadual
Edital deve ser publicado até outubro e prevê vagas e cadastro reserva
Divulgação
05/09/2025  11h47 Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito de Lagarto, Sérgio Reis
Defesa da chapa buscará reverter decisão nas Cortes Eleitorais
Reprodução/Ricardo Stuckert
04/09/2025  16h34 CPMI do INSS cobra dados de sindicato do irmão de Lula
Comissão pede a abertura de sigilo sobre as pessoas que atuavam em nome do Sindnapi
Marcos Menezes
04/09/2025  14h43 Alese aprova incentivo para modernizar relação entre Fisco e contribuintes
Projeto cria o IMFC, valoriza auditores e aposentados e amplia progressão na Sefaz
Carlos Moura/Agência Senado - Fonte: Agência Senado
04/09/2025  13h40 Comissão aprova MP que zera conta de luz para famílias de baixa renda
Deputado Fernando Coelho Filho apresentou ajustes no seu relatório

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado