TRE faz balanço positivo do 1º turno das eleições municipais em Sergipe
Política 03/10/2016 16h48 - Atualizado em 03/10/2016 21h03 |Após o término das eleições deste domingo (02), o peesidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, concedeu entrevista coletiva e fez um balanço geral sobre o andamento das eleições.
Urnas Eletrônicas
Em todo o Estado, foram utilizadas 6.789, sendo 4.967 urnas de seção e o restante de contingência (urnas reservas). A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) registrou 231 ocorrências, ressaltando que 152 urnas foram efetivamente trocadas.
O número de substituições representa aproximadamente 3% do total de urnas utilizadas, o que segundo José Carvalho Peixoto, secretário da STI, está dentro do esperado. “As urnas apresentaram um excelente desempenho e as pequenas intercorrências estão dentro da normalidade e da previsão do Tribunal”, declarou o Secretário.
Apuração
Sergipe foi o 5º Estado mais rápido no que tange à conclusão da apuração. O TRE-SE finalizou a totalização dos votos às 20h50 de domingo. O Município de Aracaju, por ter o maior eleitorado, foi a última cidade sergipana a finalizar a apuração.
Denúncias
Finalizado o 1º turno do pleito municipal deste ano, o Sistema Pardal registrou, em todo o Estado, 1.643 denúncias. Os Municípios com o maior número de ocorrências foram Lagarto (178), São Cristóvão (147) e Aracaju (136).
Para o presidente do TRE-SE, o número expressivo de denúncias demonstra a força da participação popular na fiscalização do pleito. “O primeiro turno das eleições 2016 foi marcado pela ordem e respeito às normas eleitorais. Estou certo de que os candidatos estão cada dia mais cientes de que uma boa conduta durante a campanha é de fundamental importância para o convencimento do eleitor. O eleitorado sergipano se mostrou um grande parceiro da Justiça Eleitoral e, através de suas denúncias, contribuiu sobremaneira para a construção do cenário de tranquilidade visto ontem durante a votação”, pontuou o desembargador Osório.
Fonte: TRE/SE


Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet

Pastor teve celular apreendido pela PF e não pode deixar o país