TRE/SE realiza sorteio da votação paralela; entenda
Política 01/10/2016 12h00 |Na manhã deste sábado (1), véspera da eleição, ocorreu a cerimônia de sorteio das urnas eletrônicas que serão utilizadas na Votação Paralela. No total foram sorteadas três urnas, duas do interior e uma da capital. O evento teve início às 9 horas, na sala 1 de Treinamento da Secretaria de Gestão de Pessoas, na sede do Tribunal.
Os Municípios de Tobias Barreto e Neópolis, sob a jurisdição da 23ª e 15ª Zonas, respectivamente, foram os sorteados para a auditoria. Na capital, a urna sorteada pertence a 229ª seção eleitoral do Colégio Master, da 36ª Zona Eleitoral.
O presidente da Comissão de Votação Paralela, juiz Paulo Marcelo Silva Ledo, comentou sobre o andamento do processo. “A expectativa para a votação paralela é a melhor possível, tudo já foi organizado pela equipe de servidores do TRE-SE e o pessoal de apoio já se encontra no Tribunal”.
O sorteio contou com a participação de representantes de Partidos Políticos, Coligações e entidades representativas da sociedade civil, como OAB e Conselhos Regionais de Ordem. O representante da Universidade Tiradentes, Álvaro Muller, destacou a relevância deste processo para a sociedade. “Em um momento deste de crise politica em que o eleitor está tão desconfiado com todas as instituições do país, o Tribunal Regional Eleitoral dá mais uma prova da lisura do processo das eleições e isso traz mais segurança e tranquilidade para os cidadãos”, pontuou.
Após o sorteio, os representantes das entidades realizaram o preenchimento das cédulas com candidatos dos municípios sorteados. Concomitantemente a esse procedimento, técnicos do TRE-SE preparavam as urnas que substituirão as originais.
O procedimento de carga das urnas está sendo acompanhado pelos presentes e, em seguida, as urnas substitutas serão encaminhadas para os municípios sorteados. As urnas originais serão recolhidas e entregues ao presidente da Comissão da Votação Paralela.
O que é a votação paralela?
A Votação Paralela está entre os diversos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. Ela ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a participação do Ministério Público, da OAB e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.
No dia do pleito, os votos contidos nas cédulas preenchidas durante o sorteio das urnas, realizado na véspera da eleição, serão inseridos nas mesmas. Os candidatos constantes nas cédulas devem corresponder aos que concorrem ao pleito no município da respectiva urna.
A Votação Paralela se encerra às 17 horas, mesmo horário da eleição oficial, quando o sistema de apoio à votação paralela iniciará a impressão dos relatórios de votação, que serão comparados com os relatórios das urnas eletrônicas auditadas, para aferição dos resultados.
Fonte: TRE/SE


Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet

Pastor teve celular apreendido pela PF e não pode deixar o país