Urnas eletrônicas devem passar por auditoria do TRE em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2018
Urnas eletrônicas devem passar por auditoria do TRE em Sergipe
Objetivo é verificar funcionamento e comprovar integridade do sistema de votação
Política | Por F5 News 06/10/2018 13h45 - Atualizado em 06/10/2018 14h43 |


Urnas eletrônicas foram sorteadas, na manhã deste sábado (6), para a realização de auditoria do Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe. O sorteio faz parte da regra aprovada pelos TREs em fazer auditorias eletrônicas nas eleições deste ano, com o objetivo de verificar o funcionamento dos equipamentos e comprovar a autenticidade e integridade do sistema de votação.

Entre as seções e as três zonas eleitorais da região metropolitana de Aracaju, capital sergipana, foram sorteadas uma urna da seção 0494 na 2º Zona Eleitoral. Também foram sorteadas as urnas das seções do interior do Estado, uma urna de Poço Redondo da seção 0125 na 28ª Zona Eleitoral e outra em Tobias Barreto na seção 0067, da 23ª Zona Eleitoral.

A auditoria nas urnas será feita por amostragem, no dia da votação, realizada em urnas autênticas que receberiam votos de eleitores. O funcionamento das urnas será avaliado sob condições normais de uso, como uma simulação de voto (chamada de votação paralela). E nas seções devem ser analisados o sistema e programas instalados nas urnas.

Segundo a juíza Maria Angélica França, que presidiu o sorteio na sede do TRE, novas urnas devem ser preparadas para substituir as que serão utilizadas na auditoria. Ainda de acordo com a magistrada, a auditoria é pública e pode ser observada por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público. Hoje, o sorteio foi acompanhado por dois representantes de partidos e pela OAB, em Aracaju.

“O objetivo é mostrar a todos os eleitores e população em geral que o software das urnas eletrônicas é correto e não existem formas e nem meios de serem adulterados. Vamos fazer o teste para demonstrar a certeza de que o voto será computado”, ressaltou a magistrada.

As urnas sorteadas devem ser levadas para a sede do TRE para a auditoria no domingo (7). Ainda no local de votação, algumas urnas do interior do estado também devem ser auditadas, as de Nossa Senhora Aparecida, Estância e Neópolis. “Elas passarão por teste técnico antes do início da votação para também mostrar a integridade do sistema que foi lacrado e divulgado pelo TSE”, informou o secretário de Tecnologia de Informação do TRE, José Carvalho Peixoto.

Foto: André Frossard/ TRE/SE

Mais Notícias de Política
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF
Gustavo Moreno/STF
11/09/2025  15h55 STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado