Veja: Eduardo Amorim o melhor senador do Brasil
Política 07/01/2015 14h45 |A revista Veja publicou uma pesquisa que analisa o trabalho dos 81 senadores e 513 deputados federais no ano de 2014. No topo da lista, o senador sergipano Eduardo Amorim (PSC) ganha destaque com a obtenção da nota máxima (10) e o primeiro lugar no ranking, sendo considerado o melhor senador brasileiro de 2014.
Segundo o semanário nacional, os critérios utilizados para a escolha dos senadores e deputados federais que mais trabalharam em 2014 foi o desempenho em eixos importantes de atuação como o trabalho por uma carga tributária menor e mais simples, mais infraestrutura, melhor gestão do gasto público, sistema educacional racional e eficiente, dentre outros.
Em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), Veja se debruçou sobre proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2014.
Já em outra parte, a revista explica que também aplicou uma “cláusula de ética” na relação dos parlamentares responsáveis pelas proposições, expurgando aqueles envolvidos em escândalos, corrupção ou de reputação duvidosa. O reconhecimento do veículo de comunicação consolida a trajetória do parlamentar, iniciada em 1999.
O senador Eduardo Amorim apresentou 56 Projetos de Lei e seis Projetos de Emenda à Constituição que foram inseridos nos nove eixos de atuação adotados pela Veja. Como exemplos cabe-se ressaltar os projetos de carga tributária menor, mais simples e sem imposto em cascata; já em outros projetos o parlamentar atuou no combate à corrupção.
“Nossos projetos de alguma maneira estão inseridos no meio social como o PLS 131/2013, que estimula a contratação de empregados com mais de 50 anos, permitindo que as empresas deduzam no imposto de renda as despesas operacionais relativas a salários e encargos sociais desses funcionários, fazendo com que a experiência de quem são portadores seja uma força produtiva bem aproveitada”, explicou Eduardo Amorim, sobre um projeto de sua autoria na área de relações trabalhistas.
Para Eduardo Amorim, o Congresso deve tomar mais iniciativas para diminuir a carga tributária. “Vamos continuar apresentando propostas capazes de reduzir impostos e desafogar setores produtivos estratégicos. Simplificar o sistema tributário e reduzir o Custo Brasil, aumentando a produtividade, além de gerar mais empregos”, relatou o parlamentar.
O senador acredita que há muita coisa errada na condução da política econômica e social do País e a população, no geral, não está satisfeita. “Embora tenha avançado posições no índice geral, ao longo dos anos, o Brasil está entre os últimos colocados em aspectos relacionados ao setor público, como desperdício em gastos públicos e eficiência do setor”, discorreu ao argumentar ainda que “está na hora de discutir no setor público, temas direcionados à busca pela excelência da gestão”.
Trajetória
Eduardo Amorim é natural de Itabaiana, médico de formação, diplomado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1989, concluiu a residência de anestesiologia em 1992, em Campinas (SP). É algologista (clínico em dor) pelo Hospital Clinic de Barcelona, na Espanha. Aprimorou seus conhecimentos em outros países europeus através de bem sucedidos estágios. Em 2010, formou-se na Universidade Tiradentes, tornando-se Bacharel em Direito. Está no exercício do mandato de senador da República até 2019, esteve como deputado federal por Sergipe de 2006 a 2010. Em 2014, foi candidato ao Governo de Sergipe e obteve 415.641 mil votos.


Recursos fortalecem saúde, esporte, infraestrutura em dezenas de municípios

Ele afirmou que nunca pensou em sair do país ou se asilar em embaixada

Padilha inaugura serviços no HAIL, entrega ambulâncias e visita obras do Hospital do Câncer

Recursos serão aplicados para tornar estado mais atrativo a investidores e melhorar serviços ofertados à população

Ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de operação da PF na manhã desta sexta-feira (18). Casa e escritório dele no PL foram alvo de buscas