Vereadores de Aracaju discutem prisão de Bolsonaro e cobram ações em áreas
Retomada dos trabalhos na Câmara Municipal foi marcada por debates sobre saúde, educação, infraestrutura e temas de repercussão nacional Política | Por F5 news 05/08/2025 15h09 - Atualizado em 05/08/2025 15h38 |Na manhã desta terça-feira (5), os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Aracaju foram retomados com um Pequeno Expediente marcado por discursos sobre temas de repercussão nacional e demandas locais. Parlamentares abordaram desde a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro até questões ligadas à saúde, educação, segurança, infraestrutura e políticas públicas.
A vereadora Sônia Meire (PSOL) utilizou a tribuna para comentar a prisão de Bolsonaro, ocorrida na segunda-feira (4), por descumprimento de medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal. Ela classificou a ação como relevante diante dos processos judiciais que o ex-presidente responde, incluindo tentativa de golpe de Estado. A parlamentar também defendeu a manutenção da Petrobras como empresa pública e destacou sua participação em manifestações em defesa da estatal. Outros temas abordados por ela foram a marcha de mulheres indígenas em Brasília e a ausência de vagas para mais de duas mil crianças nas redes municipal e estadual de ensino.
Na área da saúde, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD) apresentou sugestões encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde. Entre elas, estão a reativação do posto de saúde no Calçadão da 13 de Julho, o reforço da presença de especialistas nas unidades básicas e a realização de concurso público para suprir a demanda da rede.
A campanha “Agosto Lilás”, de enfrentamento à violência contra a mulher, foi o foco do discurso da vereadora Selma França (PSD). Ela cobrou mais ações de prevenção e combate à violência de gênero e parabenizou representantes do governo estadual por iniciativas que, segundo ela, têm contribuído para a redução de feminicídios em Aracaju.
O vereador Sgt. Byron (MDB) alertou para os impactos dos grandes eventos realizados na Orla da Atalaia, solicitando contrapartidas como banheiros públicos. Ele também relatou reuniões com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para discutir demandas de infraestrutura em bairros da Zona de Expansão, como o Robalo.
Críticas à Medida Provisória nº 1296, que prevê revisão periódica do Benefício de Prestação Continuada (BPC), foram feitas pela vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza). Ela expressou preocupação com a possibilidade de exclusão de beneficiários de baixa renda.
Outros parlamentares também se pronunciaram. Vinícius Porto (PDT) comentou a prisão de Bolsonaro e parabenizou o time do Confiança por sair da zona de rebaixamento da Série C. Alex Melo (PRD) agradeceu melhorias na praça Nivaldo Menezes e destacou a importância do esporte como ferramenta social. Anderson de Tuca (União Brasil) mencionou emendas destinadas ao apoio ao esporte e à aquisição de fraldas geriátricas.
Encerrando os pronunciamentos, o vereador Bigode do Santa Maria (PSD) parabenizou a vereadora Selma por evento cultural no bairro Santa Maria e convidou a população para a próxima edição do "São João do Povo", programada para o dia 9 de agosto.
Com informações da CMA.





