Caju na Rua inspira documentário | F5 News - Sergipe Atualizado

Caju na Rua inspira documentário
Variedades 27/04/2012 10h44 |


Embora a Prefeitura Municipal de Aracaju, parceira do projeto, ainda não tenha marcado nova data para o lançamento do Caju na Rua, a iniciativa de Fábio Sampaio continua provocando a cena local. Prova disso, um grupo de realizadores vislumbrou na intervenção urbana a oportunidade para mergulhar no universo das artes visuais.

De acordo com Arthur Pinto, diretor de um documentário inspirado pelo Caju na Rua, o diálogo é a chave dessa aproximação.

“Pra mim não há como você criar arte sem que objetivo desta arte seja comunicar algo para os outros. Particularmente eu tenho um maior interesse, dentro das artes visuais para a pintura, como sou Dir. de Fotografia sempre presto muita atenção na maneira como são detalhadas as luzes e sombras, as proporções e pespectivas... e foi desta relação que me aproximei mais de Fábio, gosto do trabalho que ele desenvolve porque ele tem uma proposta de trazer a arte para nosso cotidiano, fazer com que ela esteja em nosso caminho e não passe despercebida”.

Na opinião de Arthur, o Caju na Rua é um projeto revolucionário. O realizador enxerga na relação estabelecida entre as peças distribuídas pela capital sergipana e a população um fenômeno sem precedentes, capaz de interferir, de maneira efetiva, no cotidiano das pessoas.

“O Caju na Rua é sensacional. Se alguém tiver a oportunidade de se sentar próximo a qualquer um dos cajus já expostos pela cidade vai vivenciar o que há de mais valioso neste projeto, que é o de interação com as pessoas. Aracajuanos, pessoas do interior do estado e turistas se deparam com os cajus e expressam reações muito diferentes. Alguns chegam a toca-los para sentir a textura, outros tiram fotografias... Há até quem cuide do trabalho de nossos artistas, lavando e limpando as esculturas”.

Arthur explica ainda que filme ainda está em faze de finalização. Segundo ele, a intenção dos envolvidos no documentário é lançar o filme no começo do segundo semestre, quando o trabalho será disponibilizado para o Cine Circuito Livre, que ficará responsável pela distribuição do documentário no circuito de cineclubes em Sergipe e no Brasil.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Variedades
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/10/2025 14h00 IBGE: 391 etnias indígenas falam 295 línguas no Brasil
Café/ Freepik
25/10/2025 10h30 Mais caro do mundo: café colhido de cocô tem compostos químicos únicos
Reprodução redes Sociais
25/10/2025 09h00 Marília Mendonça abre as 10 novidades musicais da semana. Veja lista
Erick O'Hara
24/10/2025 17h46 Teatro da Vila da Criança envolve público com peças lúdicas
Divulgação
24/10/2025 16h42 Pacatuba anuncia programação do Pacatuba Fest 2025

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado