II Feira “Da Cata ao Prato” celebra os saberes das marisqueiras de Sergipe
Evento terá feira de produtos, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais Variedades 27/10/2025 15h43 |Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o Museu da Gente Sergipana recebe a II Feira “Da Cata ao Prato”, organizada pelo Movimento das Marisqueiras de Sergipe (MMS), em parceria com o Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras da Universidade Federal de Sergipe (PEAC/UFS).
O evento se consolida como um espaço de comercialização, celebração, incidência política e valorização da produção das marisqueiras, reunindo sabores, saberes, artes e resistência que nascem dos territórios tradicionais sergipanos.
Durante os dois dias de evento, o público poderá conhecer e adquirir produtos feitos pelas marisqueiras, como catados de mariscos, moquecas, caldos, bolinhos e outros alimentos tradicionais, além de biojoias, bordados, crochês e artesanatos. A Feira também contará com rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e atividades infantis, convidando toda a família a se aproximar do universo das mulheres que vivem e trabalham nas marés.
A abertura da Feira será realizada na noite desta sexta-feira (31), a partir das 19h, com a exibição do filme “Vozes do Manguezal: O legado das marisqueiras”, de Katharyna Almeida, acompanhado de conversa com lideranças do Movimento de Marisqueiras de Sergipe (MMS). A banda de samba Ela Sambô encerra a noite de abertura com show a partir das 20h30.
No sábado, a feira começa às 10h e se estende até às 22h. Os visitantes terão a oportunidade de levar os produtos da mariscagem para suas casas, além de se deliciar com pratos conhecidos da culinária sergipana que serão produzidos na Cozinha Aberta da Feira com os cuidados ancestrais das marisqueiras de Sergipe. Na Tenda Espaço Infantil, as crianças poderão se divertir com jogos e brincadeiras do universo da mariscagem. Para celebrar os conhecimentos tradicionais, a 2ª edição Da Cata ao Prato também trará ao público a Tenda da Saúde, em parceria com o Movimento Popular de Saúde em Sergipe (MOPS).
As oficinas "Da cata ao prato", ministradas por marisqueiras de diferentes regiões do litoral sergipano, apresentarão, por meio da contação de histórias e preparação de receitas, o percurso dos alimentos das águas, desde a cata até chegar ao prato, mostrando as ferramentas de trabalho, as técnicas de filetagem, os temperos e os preparos dos alimentos. As marisqueiras de Sergipe também facilitarão a oficina de artesanato “Tricotando marés”, em que serão apresentados objetos feitos com matérias-primas oriundas da mariscagem.
Temas importantes como os direitos das mulheres marisqueiras, alimentação saudável, a diversidade produtiva das marisqueiras e as ameaças aos territórios serão abordados nas rodas de conversa. A programação é gratuita e destinada a toda a família. Saiba mais em @marisqueirassergipe.
Fonte: Assessoria de imprensa
