Um novo ano se aproxima, e com ele, expectativas em diversas áreas. Neste período muita gente aposta nas simpatias, rezas e banhos para a renovação de ciclo. A Yalorixá Jacira do Ogum explicou que 2026 será um ano regido por três orixás: Ogum, Iansã e Oxossi, entidades, que segundo ela, são guerreiras.
“É um ano bom para investimentos, para pedir emprego, para apostar nos sonhos. Também será um ano próspero na área agrícola, principalmente no segundo semestre, quando Oxossi, o rei das matas, vai estar dominando”, explicou.
Oxóssi é o orixá da fartura e do conhecimento, protetor dos que trabalham e dos que vivem da natureza, Iansã é a senhora dos ventos, tempestades e do fogo, associada à liberdade, paixão e transformação, representa a força feminina, a coragem e a liderança. Já Ogum é o senhor das estradas e desafio, associado à força, coragem e progresso.
Diante desses três orixá que vão reger o ano de 2026, a Yalorixá orienta que as pessoas usem as cores deles, mas não descarta o uso do tradicional branco, já que é a cor da paz, e segundo ela, também traz boas energias. Verde (Oxossi), vermelho (Iansã), azul (Ogum).
Para entrar o ano protegido a orientação da Yalorixá é um banho cheiroso, com as seguintes ervas: Manjericão, Alevante, Poejo, Patchouli e Alecrim do Reino.
“Perto da virada, a pessoa toma banho normal e depois joga a água onde essas ervas foram maceradas. Não usa toalha, espera enxugar no corpo”, falou.
Seguindo essas orientações, a Yalorixá Jacira do Ogum reforça que a virada do ano é um momento de pedir muita proteção, um momento de união e de semear a paz.
Fonte: Assessoria de Imprensa
