Alunos do ensino médio desenvolvem larvicida contra dengue | F5 News - Sergipe Atualizado

Alunos do ensino médio desenvolvem larvicida contra dengue
A pesquisa foi desenvolvida no Cefet-MG
Brasil e Mundo 11/06/2014 10h29 |


Alunos do 3º ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) descobriram um extrato vegetal com alta eficiência como larvicida contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O projeto começou a ser desenvolvido em 2013 na Coordenação de Ciências da instituição pela professora e bióloga Rosiane Leite, que orienta estudantes da educação profissional dentro de um programa de iniciação científica júnior.

No Brasil, existem muitas linhas de pesquisas para o combate à dengue, desde vacinas, odores, mosquitos transgênicos e seleção de extratos de plantas. Entretanto, o extrato da espécie Miconia sp. nunca havia sido testado para esse fim.

Há muitas espécies do gênero Miconia por todo o país, com nomes populares pouco conhecidos. A professora explica que, durante seu mestrado, estudou a interação das formigas com essa planta e que ela é mais conhecida entre os ecólogos, pois fornece frutos para os pássaros durante o ano todo.

Os alunos Bárbara Freitas e Gabriel Batista, que fazem curso técnico em construção civil, desenvolveram o extrato após vários testes, com o incentivo da professora e dos amigos. Rosiane Leite conta que comprou algumas vidrarias do próprio bolso e pediu a ajuda de familiares para comprar o álcool necessário aos testes, por causa do limite por pessoa para adquirir o produto.

Outro desafio foi conseguir as larvas do Aedes aegypti. Eles acabaram indo a campo e recolheram larvas pela vizinhança, conta a professora, explicando que houve dificuldade em fazer a seleção devido às diferentes espécies e estágios das larvas encontradas.

Com a apresentação do projeto na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações do Cefet-MG, em 2013, o professor Fabiano Duarte Carvalho, da Fundação Oswaldo Cruz, propôs uma parceria e forneceu larvas específicas para os testes. Além disso, em agosto, Carvalho dará um treinamento para que os alunos possam criar suas próprias larvas.

Segundo a professora, será possível refazer os testes para a comprovação da eficácia do larvicida e então publicar o trabalho. “A dengue é uma preocupação bem antiga. Como educadora, sempre procuro mostrar a importância de não deixar água parada. Mesmo sendo escola básica, ainda é possível buscar soluções para minimizar os problemas, mesmo que seja em âmbito local”, disse Rosiane Leite.

No início deste ano, o projeto foi selecionado para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que ocorreu em março, e foi premiado com a quarta colocação entre 40 projetos da área de biologia.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
 IBGE/Pixel
08/09/2025  13h14 IBGE lança proposta para mapear áreas verdes urbanas no Brasil
Guarulhos e Palmas foram escolhidos como áreas-teste
Freepik/ Ilustrativa
08/09/2025  13h00 Novo medicamento mostra eficácia rápida contra depressão pós-parto, aponta
Zuranolona, já aprovada nos Estados Unidos, reduziu de forma significativa os sintomas em apenas duas semanas de tratamento, com melhora perceptível a partir do terceiro dia
Arte Metrópoles/Carla Sena
08/09/2025  09h30 Ofensivas de Trump levam Putin a fortalecer alianças na Eurásia
Reação a pressões de Donald Trump acelera aproximação de Putin com China, Índia e Coreia do Norte em busca de um contrapeso ao Ocidente
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
08/09/2025  08h15 Entenda os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no STF
Votos começarão na sessão de terça-feira (9); confira ordem
Rovena Rosa/Agência Brasil
06/09/2025  18h30 Renda baixa e racismo impedem conclusão do ensino básico, diz pesquisa
Levantamento investigou evasão no ensino regular

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado