Alunos plantam sua própria comida em primeira escola vegana dos EUA
Brasil e Mundo 06/03/2015 08h57 |A escola MUSE, em Calabasas, Califórnia, será a primeira escola dos Estados Unidos a servir um menu totalmente vegano para seus alunos, segundo informações dos sites One Green Planet e Today. A escola, que abriu suas portas em 2006, possui dois campi e foi fundada por Rebecca Amis e sua irmã Suzy Amis-Cameron, mulher de James Cameron, produtor de cinema e diretor de filmes como Titanic e Avatar. O estabelecimento atende de crianças pequenas a jovens do segundo ano.
Com muitos jardins florescentes cuidados pelos estudantes, o plano para servir um cardápio de alimentos livres de ingredientes de origem animal está em andamento há um ano e meio. Jennifer Mau, diretora de marketing da escola, conta que os estudantes aprendem de onde vem sua comida, como cultivá-la e como preparar refeições em suas casas.
“Trata-se de criar filhos que não acham que é estranho ou exótico ou digno de um tapinha nas costas o fato de estar fazendo a coisa certa para a biosfera”, diz James sobre o projeto.
Inspirados a se tornarem veganos em 2012, depois de verem o documentário Forks Over Knives, os Camerons inicialmente fizeram a transição para a sua saúde, mas, em seguida, começaram a se concentrar nos impactos ambientais positivos que uma dieta baseada em vegetais pode trazer.
“A ligação entre comida e o meio ambiente foi realmente um grande alerta”, afirma Amis-Cameron sobre sua transição. “Agora, estamos nos beneficiando muito da dieta à base de plantas, assim como nossos filhos, mas a peça ambiental tornou-se realmente o nosso único foco.”
Considerando-se que o objetivo da escola é ser um centro para ensinar os alunos sobre o meio ambiente, responsabilidade e liderança, esta escolha se encaixa perfeitamente. Segundo Amis-Cameron você não pode realmente dizer que se preocupa com o meio ambiente se ainda consome animais.
Cientistas e até mesmo a ONU estão de acordo com ela, ao citarem a produção de carne como um dos maiores contribuintes das emissões de gases causadores do efeito de estufa e recomendarem uma mudança global em direção a uma dieta vegana para eliminar o problema.
A partir da construção da escola ecologicamente sustentável, o casal está interessado em fazer a diferença e estimular nas crianças o pensamento crítico e o respeito pelo planeta ao não consumirem alimentos de origem animal.
Fonte: ANDA
Foto: MUSE


A ação ocorre neste sábado (13), com o objetivo de conscientizar sobre o câncer infantojuvenil

Embargos de declaração e infringentes podem atrasar trânsito em julgado da sentença

Ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão

Pesquisadores aguardam liberação da Anvisa para iniciar testes com a polilaminina, remédio feito a partir de uma proteína da placenta

Educadores esclarecem dúvidas comuns sobre estudar fora do Brasil e mostram que o sonho pode ser acessível