Apagão afeta cidades em 14 estados do Norte e do Nordeste
Brasil e Mundo 21/03/2018 16h34 - Atualizado em 21/03/2018 21h53 |Por F5 News
Municipios de 14 Estados das regiões Norte e Nordeste do país tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido na tarde desta quarta-feira (21). Também houve relatos de problemas no abastecimento em cidades de outros oito Estados.
O "apagão" teve início por volta das 15h50 e atingiu os estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Amazonas e Tocantins. Serviços de telefonia móvel de algumas operadoras também foram afetados.
Segundo a assessoria de comunicação da Energisa, foi acionado o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), um sistema de proteção que, por meio do desligamento automático e escalonado de blocos de carga, utilizando relés de frequência, minimiza os efeitos de subfreqüência decorrentes de perda de grandes blocos de geração. Mas ainda não se sabe a causa.
Leia também
Apagão fecha empresas e deixa o trânsito caótico em Aracaju
O motivo teria sido a queda de uma linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a perturbação causou o desligamento de cerca de 18 mil MW, localizados na sua maioria nos estados das regiões Norte e Nordeste. De acordo o operador, mais de 70 milhões de pessoas foram afetadas.
Por conta da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, responsável por compensar a perda de energia. Com isso, houve o corte automático de energia de consumidores, no montante de 4.200 MW. “Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste”, disse o ONS.
O ONS informou que ainda está apurando a extensão e as causas do problema. Uma reunião entre todas as empresas diretamente responsáveis pelo sistema afetado será realizada na sexta-feira (23) ou na segunda-feira (26), segundo o operador, quando serão detalhados os fatores que contribuíram para a falha no disjuntor.
Foto: Fernanda Araujo/F5 News


O país teve, em 2024, 5,1 milhões de alunos de graduação em EaD

Decisão foi publicada pelo Departamento do Tesouro americano

Na Assembleia Geral da ONU, outros países também pretendem reconhecer formalmente o Estado da Palestina

Além de favorecer a eliminação de gordura no fígado, chá feito com planta pode melhorar a saúde digestiva e fortalecer o sistema imunológico

Pesquisa nacional mostra alta prevalência de ansiedade, depressão e burnout entre profissionais da medicina